A última liminar, que garantiu o retorno de Silvana Terezinha de Lima ao Conselho Tutelar de Bento Gonçalves foi publicada nesta quarta-feira, 29. Com isso, as três candidatas, que haviam sido cassadas pela Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), poderão participar das atividades de capacitação para os cinco candidatos eleitos, que inicia hoje.

Na decisão, a Justiça entendeu que houve existência de vícios no processo eleitoral. De acordo com a denúncia, Silvana teria recebido apoio da igreja a qual faz parte, o que também é proibido dentro do processo eleitoral. Na decisão liminar, o desembargador Francesco Conti disse que não há reconhecimento de envolvimento religioso na campanha de Silvana, uma vez, que faltem elementos “acerca da configuração das hipóteses regulamentares de abuso do poder religioso, o que deve
ser aferido de forma mais aprofundada após a submissão do recurso ao contraditório”.

Assim como aconteceu com Simone Lunelli e Marlene Peliciolli, Silvana deve assumir o cargo no dia 10 de janeiro de 2024, quando ocorre a posse oficial dos novos conselheiros tutelares.

Foram eleitas, no dia 1º de outubro, Silvana Lima, com 811 votos, Marlene Pelicioli (675), Solange Maria Alves Pereira Balestreli (548), Simone Lunelli (504) e Alexandra Ricardo (470).