Mais uma liminar possibilitou o retorno de outra candidata eleita nas eleições do Conselho Tutelar de Bento Gonçalves na terça-feira, 29. Após o juiz de Direito, Carlos Koester, atender ao pedido de Simone Lunelli, a Justiça emitiu parecer favorável agora à candidata Marlene Pelicioli. Com isso, as duas poderão iniciar as atividades programadas para iniciar nesta quarta-feira, 29, com o conselheiros eleitos e que terão o mandato iniciado a partir do ano que vem.

Na decisão a favor de Marlene, a Justiça entendeu que o fato dela ser casada com um parlamentar, no caso o vereador Ari Pelicioli, não implica irregularidade no processo eleitoral. A denúncia contra ela veio após um vídeo, mostrando a então candidata e o parlamentar, conversando com pessoas em um evento público.

O juiz entendeu que mesmo com as imagens, não é possível identificar o que os envolvidos estavam conversando no momento da gravação. Em sua justificativa, o magistrado disse ainda que torna-se temerário confirmar a cassação de Marlene, tendo como base apenas um vídeo.

A decisão ainda cabe recurso, já que se trata de uma liminar parcial, em regime de urgência.

Marlene Pelicioli, Silvana Lima e Simone Lunelli tiveram os seus nomes retirados da Lista Oficial de candidatos eleitos, após deliberação da Comissão Eleitoral, que recebeu denúncias que ambas teriam praticado campanha irregular durante o pleito.

A posse dos cinco novos conselheiros tutelares de Bento Gonçalves está marcada para o dia 10 de janeiro de 2024.

Leia também