Uma decisão liminar, emitida pelo juiz da 1ª Vara Cível, Paulo Meneghetti, determinou que a o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Bento Gonçalves, reconduza a candidata Simone Lunelli ao rol de eleitos no processo de escolha dos novos conselheiros tutelares da cidade, realizado em 1º de outubro. Simone teve o mandato cassado antes mesmo de iniciar suas funções, em decorrência de irregularidades praticadas durante o pleito eleitoral.

De acordo com a defesa da candidata, o pedido de liminar, por meio de um mandado de segurança ocorreu após deliberação da Comissão Eleitoral, que recebeu denúncias que Simone e outras duas candidatas teriam praticado campanha irregular durante o pleito. Na denúncia, foi apontada a participação de um vereador da cidade, que estaria pedindo votos a então candidata.

Conforme as regras do processo eleitoral de escolha de conselheiros tutelares, é proibida a participação de agentes políticos como forma de apoio aos concorrentes das vagas, indicando abuso de poder político.

Segundo a decisão proferida pelo juiz, não há indicativo de que Simone teria praticado irregularidade, pois as publicações feitas não foram executadas pela candidata, mas sim, por terceiros, independentemente de qual cargo público ocupa.

Por ser uma liminar, há possibilidade da decisão ser derrubada. No entanto, Simone deverá participar das atividades preparatórias destinadas aos conselheiros tutelares eleitos em Bento Gonçalves e que tem previsão de início para a quarta-feira, 29.

Foto: Arquivo