Pleito foi realizado no domingo, 1º de outubro, e contou com a participação de mais de quatro mil eleitores na Capital do Vinho

O domingo, 1º de outubro, foi de eleição em quase todas as cidades do Brasil. A população pode eleger os novos conselheiros tutelares para os próximos quatro anos. Em Bento Gonçalves, o pleito ocorreu dentro da normalidade. Onze candidatos estiveram na disputa das cinco vagas para a Capital do Vinho e 4.056 eleitores compareceram às urnas.

Foram eleitas, Silvana Lima, com 811 votos, Marlene Pelicioli (675), Solange Maria Alves Pereira Balestreli (548), Simone Lunelli (504) e Alexandra Ricardo (470).

De acordo com a prefeitura, o resultado agora passará pela tramitação administrativa no  Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e posteriormente segue para homologação. 

Os conselheiros tutelares são responsáveis por garantir a preservação dos direitos e bem-estar das crianças e dos adolescentes. Eles são escolhidos por votação popular a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao do pleito presidencial.

O voto é facultativo, mas, governo federal tem destacado a importância da escolha. Pela primeira vez, a votação para os representantes dos conselhos tutelares e foi realizada com empréstimo de urnas eletrônicas pelo TSE, em todo o território nacional.