Foi prorrogada mais uma vez a data para a administração municipal começar a utilizar a verba de R$ 2 milhões para a obra do aeródromo de Bento Gonçalves, oriunda do Ministério do Turismo. O último prazo foi dado esta semana pela Caixa Econômica Federal e vai até dia 30 de janeiro de 2015. Se a prefeitura não utilizar o recurso até esta data, poderá perdê-lo.

Atualmente, uma das questões que emperram o início das obras é a licença de operação, emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O documento, segundo o secretário de Governo Enio de Paris, já está de posse da prefeitura.

Porém, o principal empecilho para a emissão da ordem de serviço é o inquérito civil, que ainda está em aberto no Ministério Público Federal (MPF). Para encerrá-lo, é preciso a liberação do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) emitido pelo MPF.

O inquérito civil foi aberto ainda no ano passado pelo procurador Alexandre Schneider. A finalidade era apurar se havia irregularidades na liberação dos R$ 2 milhões por parte do Ministério do Turismo para a administração pública investir no aeródromo. Mesmo com o inquérito civil aberto, foi realizada a licitação, cuja vencedora foi a empresa Concresul, mas a ordem de serviço não poderá ser emitida até a liberação do MPF. Neste meio tempo, a prefeitura vem buscando alternativas para atender algumas exigências.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 29 de novembro.