As campanha de vacinação infantil contra a poliomelite e o sarampo foram prorrogadas por mais duas semanas, seguindo até o dia 12 de dezembro. O público-alvo são crianças menores de cinco anos, com a campanha da pólio voltada para as maiores de seis meses e a do sarampo para as maiores de um ano de idade. Todas as unidades de saúde possuem as doses para aplicação. A ação foi prorrogada para que seja atingida a meta que é de alcançar 95% de cobertura da população. Em Bento Gonçalves, até quinta-feira, 27 de novembri, foram aplicadas vacina 4.758 crianças contra a Poliomielite e 3926 contra o Sarampo, representando 86,89% e 85%, respectivamente, do total.

Orientação à vacinação de crianças com alergia ao leite de vaca

Nesta semana, o Ministério da Saúde orientou que evite-se a vacinação contra o sarampo de crianças com histórico de alergia a leite de vaca com o produto fornecido pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd. Após o informe, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) recomendou os municípios para, nesses casos, utilizem a vacina produzida pelo laboratório Sanofi Pasteur, também distribuída junto aos municípios. A recomendação da SES é que essas doses fiquem em locais estratégicos, para onde podem ser encaminhadas as crianças que chegarem a um posto de vacinação e informem a alergia à lactose.

A recomendação do Ministério da Saúde é preventiva, pois foram notificados alguns casos de reações adversas em crianças que têm alergia a leite de vaca após o uso da vacina do produtor Serum. Vale ressaltar que todas as crianças passam bem. Ao analisar a composição da vacina desse produtor, verificou-se a presença de lactoalbumina hidrolisada, produto que pode fazer parte de algumas vacinas. Segundo a bula da vacina isso não seria uma contraindicação, mas mesmo assim os casos serão investigados.