O prefeito Guilherme Pasin assumiu na sexta-feira, 28 de novembro, a presidência do Consórcio Intermunicipal da Serra Gaúcha (Cisga). Na ocasião, destacou que o principal desafio da atual gestão será a questão dos resíduos sólidos. Também integram a nova diretoria o prefeito de Veranópolis, Carlos Alberto Spanhol (vice-presidente), e o prefeito de Santa Teresa, Diogo Segabinazzi Siqueira (secretário).

O Cisga tem por finalidade promover economicidade de forma coletiva, bem como implantar iniciativas na promoção do desenvolvimento sustentável, visando garantir a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Atuando principalmente na compra de medicamentos, serviços laboratoriais e compra de pneus. “A união dos municípios representa a força na realização das ações. Será um novo desafio atuar na busca de uma horizontalização de vontades, na busca de soluções para os nossos consorciados. Conseguindo assim, ter ganho para população seja nas compras coletivas ou para solução de problemas existentes nos Municípios”, salienta.

O prefeito também ressaltou o desafio da atual gestão na questão dos resíduos sólidos. “Precisamos entender que o desenvolvimento sustentável, que é base originaria do nosso consórcio, precisa ter uma resolução comum, por isso, tomaremos frente na questão do resíduo sólido urbano que é um grande desafio para todos os Municípios, e o maior legado que qualquer administrador pode deixar para os cidadãos”, afirma.

Além de Bento Gonçalves, integram o Consórcio os municípios de Santa Tereza, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Fagundes Varela, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Roma do Sul, São Marcos e Veranópolis, que juntos formam uma população de 244.092 habitantes.