Mês de novembro se mostra preocupante quanto ao número de casos e ocupação de leitos, ao contrário da estabilização que vinha ocorrendo em outubro

Os dados divulgados pelo Comitê de Atenção ao Coronavírus mostram que a curva epidemiológica da Covid-19 volta a ascender em Bento Gonçalves. Na primeira semana de agosto, a cidade atingiu o pico. Desde então, a linha decresceu e se estabilizou em outubro. Entretanto, em novembro, os números fazem a casa de saúde do município ligar o alerta.

Em áudios divulgados na última sexta-feira, 20, em grupos de WhatsApp, o superintendente executivo do Hospital Tacchini, Hilton Mâncio, se mostra preocupado com o aumento nos casos de pessoas confirmadas para a doença. “O Tacchimed neste momento, por meio do serviço que monitora as pessoas em casa, tem o maior número de confirmados com coronavírus, desde o início da pandemia. Isso ainda não refletiu nos números do Hospital. Estamos com demanda relativamente baixa, mas a tendência é que cresça nas próximas semanas. Precisamos, por meio das nossas relações pessoais, reforçar com urgência os cuidados com o uso de máscaras, manter as janelas e ambientes ventilados e evitar aglomerações. Não dá para relaxar os cuidados”, alerta.

Casos curados na cidade chegam a 90,5% do total de positivados para a doença. Foto: Arquivo

Com início de uma segunda onda de Covid-19 na Europa, países do mundo inteiro devem começar a se preparar para aumento de casos da doença. “Não podemos achar que não vai acontecer com a gente. Estamos olhando o futuro quando olhamos para outros países que passam por esse processo. Se não tomarmos as medidas necessárias, isso vai chegar aqui também, aí teremos que lidar com aquelas situações que não queremos, que afetam a economia e outras frentes”, constata Mâncio, ainda em áudio.

Em nota de esclarecimento, o Tacchini diz que “os áudios foram direcionados exclusivamente ao grupo de conselheiros do Hospital Tacchini, mas em momento algum tiveram caráter confidencial. Todas as informações contidas nos áudios não representam novidade (…). Os números de infectados ativos que procuram o Hospital Tacchini são repassados diariamente ao município (tendo eles plano de saúde Tacchimed ou não), justamente para que o mesmo realize esse controle da forma mais eficaz possível”.

Bandeira laranja

Pela 17ª semana consecutiva, a macrorregião de Caxias do Sul permanece em bandeira laranja. Após análise dos recursos enviados pelos municípios, o Governo do Rio Grande do Sul anunciou o mapa definitivo na segunda-feira, 23, que traz mais 12 regiões em zona de risco médio.

Leia mais: Modelo de Distanciamento Controlado: Serra permanece na bandeira laranja

Devido ao alto número de bandeiras vermelhas, o governador Eduardo Leite apresentou o mapa em transmissão ao vivo pelas redes sociais. Leite afirmou que a Serra teve, em agosto, dois leitos livres para cada ocupado com pacientes confirmados e em 22 de novembro, o índice é de 0,65. “O vírus está circulando. É muito importante que a população tenha consciência e ajude”, salienta.

Leia mais: Atualização mostra 377 casos ativos em Bento Gonçalves

Ocupação de leitos UTI

Bento tem uma taxa de 66,7% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), conforme aponta o sistema interligado da Secretaria Estadual da Saúde, na terça-feira, 24. O número diminuiu em comparação à segunda-feira, quando apontava que 71,1% das unidades estavam recebendo pacientes covid-19, suspeitos e com outras comorbidades.
Dos 45 leitos disponíveis, são 30 ocupados. Desses, 14 são pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 16 pela rede privada. Nesta atualização, nove pacientes estão na UTI em razão da Covid-19, dois são considerados suspeitos ou apresentaram outra Síndrome Respiratória Aguda Grave e 19 pessoas estão internadas por outras doenças.