Prevenção e tratamento precoce salvam vidas, alertam as ações do mês Novembro Azul

Ainda há certa resistência dos homens em buscar assistência médica, principalmente por questões sociais. O urologista Thiago Cusin afirma que enquanto a mulher começa a ir a partir da adolescência ao ginecologista, eles costumam buscar médicos para prevenção a partir dos 50 anos. “É o período no qual se começa a ter mais risco para câncer de próstata, que é o tumor com maior incidência”, aponta.

A urologista Miriam De Toni Abboud explica que a prevenção do câncer é realizada por meio do diagnóstico precoce. “É uma doença indolente, ou seja, vagarosa. Inicialmente não causa nenhum sintoma. Portanto é importante realizar os exames rotineiros anualmente, que incluem o toque retal digital e o PSA (antígeno prostático específico) sanguíneo para fazer o diagnóstico precoce e propiciar a cura em mais de 90% dos casos”, explica.

Segundo a médica, seis a cada 10 homens são diagnosticados com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40. A idade média, portanto, é de 66 anos.
Entretanto, há fatores de risco que aumentam a probabilidade de desenvolvimento de tumor, como em casos genéticos e para homens negros. “Se o indivíduo apresenta um parente de primeiro grau afetado, tem 2,5 vezes mais chance de ser acometido, principalmente se o familiar tiver menos do que 60 anos”, pondera.

De acordo com Cusin, não há sintomas em 95% dos casos. “Ele vai começar a dar sintomas quando o paciente já tem um tumor avançado, aqueles casos que a gente já sabe que ele não está mais na próstata. O homem começa a ter sintomas urinários obstrutivos, dificuldade para urinar, jato mais fino, pode ter sangramento, emagrecimento e dor óssea. Quando surgem os sintomas, geralmente o tumor está avançado e não tem mais cura”, destaca.

Outras doenças também podem complicar a saúde masculina. “Como a andropausa, que a partir dos 40 anos se pode começar a ter uma deficiência de hormônios que leva a ter perda de libido, de desejo sexual, diminuição de força física, de desejo de fazer outras atividades também. Associado a isso, a disfunção erétil também é muito recorrente”, adverte Cusin.

Além disso, o médico destaca a necessidade de fazer avaliações de colesterol, triglicerídeos, glicose, pressão e outras doenças. “Normalmente a gente acaba fazendo o check up completo, não só da parte urológica”, conclui.

Exames gratuitos são realizados na região

A Campanha Novembro Azul é conhecida pelas ações de prevenção do câncer de próstata e dos cuidados necessários com a saúde masculina. Para celebrar data e enfatizar a importância de realizar os exames de rotina, no próximo sábado, 28, serão disponibilizados cerca de 50 testes rápidos de PSA Glicose e colesterol para homens na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central.

Além disso, a Atenção Primária em Saúde do município já vem desenvolvendo ações de prevenção, promoção e educação em saúde direcionada aos homens, oferecendo atendimentos em horários alternativos aos trabalhadores e também ao parceiro da gestante, com o projeto Pré-Natal do Parceiro.

Em Garibaldi

Não apenas a Capital do Vinho vai realizar açõs de prevenções, mas também vai ocorrer um mutirão em Garibaldi. Até a sexta-feira, 27 a agenda das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) será voltada à realização de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite, glicemia, exames laboratoriais, aferição de pressão e encaminhamentos especializados.