Após análise dos recursos enviados pelos municípios da macrorregião de Caxias do Sul, o Governo do Rio Grande do Sul defere e a Serra permanece em bandeira laranja no Modelo de Distanciamento Controlado. Na sexta-feira, 20, o mapa preliminar trazia Caxias e outras 12 regiões.

Assim, o Estado fica com oito regiões em bandeira vermelha e 13 em laranja (risco epidemiológico médio). As bandeiras da 29ª semana são válidas até as 23h59 de segunda-feira, 30. O governador Eduardo Leite apresentou o mapa em transmissão ao vivo pelas redes sociais.

De acordo com a justificativa do Gabinete de Crise para a macrorregião de Caxias do Sul, os indicadores são similares aos de outras semanas, apesar do aumento significativo desta semana. Os registros de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias aumentaram 23%, de 111 para 137. A elevação mais forte nesta semana ainda está abaixo dos níveis vistos nos momentos em que a região esteve em bandeira vermelha por largo período.

Os pedidos de reconsideração foram acatados também nas regiões Covid de Santa Maria, Guaíba, Porto Alegre e Lajeado. Por outro lado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Uruguaiana se juntam a Capão da Canoa, Canoas, Ijuí, Palmeira das Missões e Erechim, que já estavam em bandeira vermelha.

Imagem: Reprodução