O Governo do Rio Grande do Sul autorizou a retomada das aulas presenciais em municípios em que a bandeira do modelo de Distanciamento Controlado estiver na cor vermelha, ou seja, em alto risco de contaminação para o novo coronavírus. A informação foi divulgada na terça-feira, 24, após reunião entre representantes do governo e do Ministério Público (MP). Segundo as informações, a decisão visa evitar prejuízos pedagógicos e psicológicos dos alunos. A decisão passa a valer nesta quarta-feira, 25.

De acordo com o governo, para as atividades retornarem nessas regiões, os educandários precisarão observar todos os protocolos sanitários. A mudança ocorre após o aumento de casos da covid-19, além do retorno de oito regiões à bandeira vermelha na 29ª rodada do Distanciamento Controlado. Segundo o governador Eduardo Leite, após oito meses de combate à pandemia, a população gaúcha aprendeu a lidar com o vírus e, com isso, o retorno às escolas é necessário. “Importante que todos entendam que saúde é muito mais que não contrair o vírus, é também desenvolver a capacidade cognitiva dos nossos alunos e ter escolas funcionando, porque são um importante instrumento do poder público junto às comunidades, para acompanhar questões de nutrição, desenvolvimento psicológico e cognitivo, e mesmo para acompanhar casos de denúncias de abuso sexual e violência doméstica, por isso, entendemos que as escolas não podem parar”, afirmou Leite.

Para o retorno presencial, os protocolos sanitários exigem redução no número de alunos por sala de aula, ambientes abertos e arejados, alternância de turmas, incremento de equipes de limpeza e equipamentos de proteção individual para alunos, professores e funcionários, entre outros, que visam garantir condições de segurança sanitária.

Foto: Freepik / Reprodução