O aprendizado é um processo complexo que exige um conjunto de pré-requisitos para que o indivíduo esteja preparado para assimilar e usar o que lhe está sendo ensinado. Para iniciar a aprendizagem da leitura e da escrita, a criança precisa ter alcançado certo nível de desenvolvimento global, ou seja, físico, intelectual, afetivo e social. Outros fatores importantes são: a maturação, as experiências passadas e a motivação.

Quando a criança está pronta para a alfabetização (leitura e escrita) ela deve preencher certos requisitos, tais como:
• Aquisição de fatos, conceitos e significados.
• Coordenação visomotora para a reprodução de figuras, recorte, colagem, desenho, cópia de seu próprio nome, do colégio e data.
• Coordenação auditivo-motora para execução das ordens contidas numa história.
• Discriminação e memorização visual para reconhecer diferenças e semelhanças.
• Capacidade de ouvir com atenção.
• Discriminação auditiva para reconhecer o som das palavras que rimam e completar com palavras adequadas.
• Capacidade de pronúncia.
• Habilidade de reprodução motora e gráfica de movimentos.

Para não esquecer!

A infância tem muitos detalhes e encantos. Atropelar o seu percurso provoca prejuízos que serão levados para toda a vida. Exercitar a paciência, aguardando o momento oportuno para vivenciar todas as importantes fases da criança, é uma lição de sabedoria que pais e educadores necessitam aprender para respeitar.