Semana iniciou com dia histórico em todo o Brasil: a autorização, chegada e imunização da população contra o coronavírus

Se 2020 foi o ano da pandemia e tudo que ela trouxe, 2021 é aquele da vacina e de esperança ao mundo. Esse foi o sentimento da maioria das pessoas após a aprovação do uso emergencial das vacinas da Oxford/AstraZeneca e CoronaVac, anunciada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no domingo, 17.

Na segunda-feira, o governo federal iniciou a distribuição aos estados. Prevista para começar oficialmente na quarta-feira, 20, no Brasil, as primeiras doses foram aplicadas ainda na segunda.

Ao todo, são oito milhões de imunizantes enviados ao país, em um primeiro momento, sendo seis do laboratório Sinovac, que já estão sendo distribuídas, e dois desenvolvidas desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca, que devem chegar nos próximos dias.

Quem vai receber

Nessa primeira fase, serão vacinados profissionais de saúde, pessoas com 75 anos ou mais, com mais de 60 anos que moram em asilos, indígenas que vivem em aldeias e comunidades ribeirinhas. Todos deverão tomar duas doses da vacina. Será necessária a quantidade de quase 30 milhões.

Primeira pessoa vacinada no país

A primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil foi a enfermeira do hospital Emílio Ribas, Mônica Calazans. Paulista, de 54 anos, ela foi a vencedora do prêmio Notáveis CNN em 2020 pela sua luta contra o coronavírus.

Leia mais: Aprovado uso emergencial de vacinas contra o coronavírus; país já tem a primeira pessoa imunizada

Estado promove vacina em cinco pessoas

O Rio Grande do Sul recebeu cerca de 341 mil doses. A campanha de imunização foi aberta na segunda-feira, às 23h45min. Em ato simbólico, realizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a vacinação dos gaúchos iniciou, simultaneamente, em cinco pessoas.

Em vídeo, Eduardo Leite afirmou que vai seguir as diretrizes do Plano Nacional de Imunizações. “Leva tempo até que a gente tenha imunização em grande parcela da população. E, portanto, ainda é muito importante que todos continuem se cuidando”, reitera.

Leia mais: Vacinas já estão sendo enviadas aos estados e doses começam a ser aplicadas ainda hoje

Enfermeira vai ser a primeira pessoa vacinada contra o coronavírus no estado

Da direita para a esquerda: secretária de Saúde, Tatiane Fiorio, enfermeira Edna Correa, prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, técnica de enfermagem Maria de Fátima Comin, secretário-adjunto de Saúde, Gilberto Junior, e a coordenadora do Laboratório de Patologias e Análises Clínicas, Giceli Flores. Foto: Franciele Zanon

As doses das vacinas foram despachadas para as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). Para a região da 5ª Coordenadoria, com sede em Caxias do Sul e abrangência sobre Bento Gonçalves, foram destinadas 14 mil.

Leia mais: Idosa de 99 anos está entre os cinco primeiros imunizados

O que sentiram as primeiras imunizadas em Bento?

Para saber

Cronograma do município, sujeito a alterações:
Segunda fase: idosos de 60 a 74 anos
Terceira fase: pessoas com comorbidades
Quarta fase: professores, servidores das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

Foto capa: Divulgação, Governo RS