Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, viajou no domingo para São Paulo onde, hoje cedo, se encontrou com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A reunião marcou o início da distribuição das vacinas para os estados

O Ministério da Saúde já começou o processo que levará aos estados e Distrito Federal seis milhões de doses da vacina do Instituto Butantan contra a Covid-19. A distribuição está sendo coordenada pelo Departamento de Logística em Saúde (DLOG), em São Paulo.

O ministro Eduardo Pazuello, da Saúde, anunciou em coletiva de imprensa na tarde de ontem, domingo, 17, no Rio de Janeiro, que “nesta segunda-feira, às 7h, a distribuição das vacinas irá para todos os estados brasileiros, para que cada governo possa dar início ao plano de vacinação”, afirma.

O Rio Grande do Sul, segundo o governador Eduardo Leite, irá receber 341 mil doses, das quais 311.680 vão para os grupos prioritários da população em geral e 30.120 para indígenas, também considerados prioridade.

Ao todo, o governo federal iniciou a distribuição de 4,5 milhões de doses da CoronaVac para os territórios brasileiros. 

O DLOG é responsável por fracionar as quantidades corretas para cada estado. “A Força Aérea Brasileira vai fazer a entrega nos pontos locais e a partir daí, os estados fazem a distribuição local”, explica Pazuello.

Hoje pela manhã

O ministro afirmou nesta segunda-feira, 18, que a vacinação no Brasil será “a maior do mundo” e autorizou o início da campanha nacional de inoculação a partir das 17h de hoje. “Depois de ouvir os governadores, chegamos à decisão e já estamos distribuindo hoje as vacinas aos estados. A gente pode colocar a ideia que até o final do expediente os estados começarão a vacinar no município principal”, comenta.

Pazuello acrescentou: “acho que a gente pode começar hoje no final do expediente”,  em reunião simbólica com governadores em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, onde ocorreu o início do envio das doses para as unidades federativas.

Na foto, desta segunda pela manhã em Guarulhos, São Paulo, o ministro Pazuello com o governador Eduardo Leite em ato que marcou o começo da distribuição da vacina aos estados brasileiros

Rio Grande do Sul

Em vídeo publicado na rede social do Estado, o governador Eduardo Leite vibrou com a notícia e garantiu que o Rio Grande do Sul está preparado. “Temos a rede de frios, seringas e agulhas distribuídas e a logística e o transporte para levar as doses da vacina às 18 regiões do estado. Devemos iniciar com a Coronavac, com 6 milhões de doses distribuídas no país”, anuncia.

A imunização será feita de forma gradual. Primeiro serão vacinadas pessoas das equipes de saúde e os grupos prioritários. “Leva tempo até que a gente tenha imunização em grande parcela da população. E, portanto, ainda é muito importante que todos continuem se cuidando”, reiterou Eduardo Leite.

Imagem: Divulgação/Eduardo Leite