Todos os 497 municípios serão contemplados pelo programa de imunização contra o coronavírus no Rio Grande do Sul, inclusive cidades menores vão receber imunizantes para atender profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que são referência para casos suspeitos ou confirmados da Covid-19 

A primeira pessoa a ser vacinada contra o coronavírus no Rio Grande do Sul vai ser uma técnica de enfermagem ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Foi o que disse na manhã de hoje, 18, o governador do estado, Eduardo Leite, ao conceder entrevista para a Rádio Guaíba, de Porto Alegre, direto de Guarulhos, em São Paulo

No aeroporto da cidade paulista Leite se encontrou com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e acompanhou o início da distribuição das vacinas para os estados Brasileiros, inclusive para o Rio Grande do Sul.

“Ela tem uma atuação exemplar na linha de frente do combate à Covid-19. Isso simboliza toda a classe que está se dedicando muito contra o coronavírus. Teremos esse cuidado especial com essas pessoas, que são prioridades neste cronograma de vacinação”, disse o governador. 

Para os gaúchos a vacinação inicia, oficialmente, entre 17 e 18h desta segunda-feira, tão logo a logística disponibilizar o material que está sendo transportado para o Rio Grande do Sul em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Ao Rio Grande do Sul, estão sendo enviadas 311.680 doses da CoronaVac, a vacina do Instituto Butantan, produzida em parceira com o laboratório Sinovac, para os grupos prioritários (profissionais da saúde da linha de frente e idosos que vivem em instituições de longa permanência) e outras 30.120 à população indígena.

No aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, governador Eduardo Leite disse que, em 24 horas, as doses da vacina estarão em todas as regiões do estado

No interior

O governador comentou que as cidades do interior do Rio Grande do Sul receberão as doses da CoronaVac entre 24 horas e 30 horas depois da chegada ao estado. “Neste espaço de tempo as cidades do interior estarão abastecidas. A partir daí, cada uma poderá buscar os imunizantes nas centrais regionais”, disse. 

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini