O reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Antonio Kuiava, esteve reunido nesta terça-feira, 19 de agosto, com o secretário estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit), Cleber Prodanov, para debater as estratégias de implementação do Parque Tecnológico em Caxias do Sul.

O projeto para anexar o parque da UCS de Bom Princípio a Caxias do Sul e, posteriormente, Bento Gonçalves será encaminhado em breve à secretaria. Kuiava enfatizou que, com o TecnoUCS, caberá mais ainda à Universidade estimular o processo de inovação, facilitar a transferência de tecnologia e articular as relações entre a academia e a sociedade, bem como promover o desenvolvimento. “Com isso, serão promovidas ações e soluções conjuntas para o desenvolvimento científico e tecnológico, através de parcerias com as entidades governamentais, com os setores produtivos e com a classe empresarial”, ressaltou o vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Deonisio Graciolli.

O secretário Prodanov trouxe números relevantes sobre os projetos da universidade encaminhados à secretaria e apresentou dados que mostram que a instituição recebeu mais de R$ 13 milhões para projetos nos últimos 4 anos, apresentando um aumento de 348% em relação ao período anterior (2007-2010).

Também estiveram presentes na reunião, além do reitor e do vice-reitor, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação José Carlos Köche, o chefe de Gabinete da UCS Gelson Leonardo Rech, o representante do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Roque Maria Bocchese Grazziotin, e a chefe de Gabinete da Scit, Daiana de Leonço.
Após o encontro, Prodanov conheceu de perto os projetos da UCS que contam com o apoio da Scit e que estão sob a supervisão da unidade universitária do Vale do Caí.

Incubadora Tecnológica
Além disso, foi comunicado ao secretário que o projeto de duplicação da Incubadora Tecnológica (Itec) está pronto. A Itec é um programa de incentivo e apoio ao surgimento de empresas de tecnologia da região e está localizada dentro do Campus de Caxias do Sul. Ela existe há 14 anos e já colaborou para o surgimento de 39 empresas.

TecnoUCS
O TecnoUCS é um parque de Ciência, Tecnologia e Inovação, vinculado ao InovaUCS, Sistema de Inovação da Universidade de Caxias do Sul, que agrega atividades de Ensino, Pesquisa, Serviços Tecnológicos, Transferência de Tecnologia, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.