Regiões de saúde que têm como sede Caxias do Sul e Uruguaiana migraram da bandeira vermelha para a laranja; regiões de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Capão da Canoa e Palmeira das Missões foram para a bandeira vermelha

O governador do Estado, Eduardo Leite, anunciou no início da noite deste sábado, 20, o retorno da região da Serra Gaúcha para a bandeira laranja do modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. Com isso, a partir de terça-feira, 23, as restrições impostas pela bandeira vermelha serão amenizadas.

A mudança ocorre uma semana após a migração da região para a bandeira vermelha, em razão do aumento do número de casos e a redução do número de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Durante a semana, prefeitos e lideranças da região se mobilizaram e buscaram alternativas para conquistar o retorno da bandeira laranja, considerada de risco médio de contaminação.

De acordo com Leite, o indicador “internações” foi essencial para que a Serra Gaúcha retornasse ao patamar de risco médio. Durante a transmissão ao vivo, Leite explicou todos os indicadores e os motivos que levaram à bandeira laranja. Registros de internação em UTI e leitos clínicos, por covid, têm o maior peso na avaliação semanal.

https://www.facebook.com/watch/live/?v=274998353835384&notif_id=1592687417210368&notif_t=live_video

Segundo o governador, a região de Caxias do Sul teve variação de queda no número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave, porém, internações clínicas para a Covid-19 aumentaram consideravelmente. No entanto, registro de internações em UTIs caiu de 44 para 39 na região.

Embora as internações tenha aumentado na Serra, os números foram menores, se comparados com os dados da semana passada. Nesta semana, o número aumentou de 63 para 76. O aumento de leitos também foi destacado pelo governador durante a divulgação dos novos dados.

Oito das 20 regiões tiveram piora na classificação final e, portanto, terão maiores restrições de suas atividades. Agora, após a divulgação, municípios terão 24 horas para pedir reconsideração da classificação, caso acharem necessário. Na segunda-feira, 22, o governo analisará os recursos, e as medidas valerão a partir de terça-feira.

Confira como ficou o Distanciamento Controlado em todo o RS

No final da transmissão, Leite pediu compreensão sobre a situação das regiões que terão trocas de bandeira. Ele diz que o governo vai considerar os argumentos dos municípios “porque não tem nenhum prazer em interromper atividades econômicas”. “Se todos atenderem aos protocolos, conseguiremos superar este momento difícil”, pontua. “Reforço o pedido à população gaúcha que redobre os seus cuidados”, diz o governador. Ele diz que o momento é considerado o mais sensível vivido no estado até agora.

Como ficou o mapa do distanciamento

  • Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas e Palmeira das Missões, que estavam em bandeira laranja (risco epidemiológico médio) foram para vermelha (risco alto).
  • Pelotas, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul, passaram de amarela (risco baixo) para laranja (médio).
  • Uruguaiana e Caxias do Sul passaram da bandeira vermelha para laranja, e Santa Rosa e Bagé foram de laranja para amarela.