Presidentes do CIC-BG, CDL-BG e Sindilojas Regional Bento ressaltam importância da decisão do Governo do RS e pedem atenção redobrada nos cuidados; prefeito de Bento Gonçalves vê com alívio o retorno, mas garante que ainda não é momento para comemorar e relaxar medidas

Entidades empresariais de Bento Gonçalves comemoraram o retorno da região da Serra Gaúcha à bandeira laranja no modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. O anúncio foi feito no sábado, 20, pelo governador Eduardo Leite. Com a alteração, comércio, empresas e serviços poderão reabrir com restrições mais brandas do que as impostas pela bandeira vermelha a partir desta segunda-feira, 22.

O presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Rogério Capoani, afirma que a alteração de status é fruto do engajamento coletivo, que mobilizou Poder Público, iniciativa privada, instituições e profissionais da área da saúde e entidades representativas. O líder disse ainda que a entidade, juntamente com diversos segmentos da região criaram uma radiografia da situação da Serra no enfrentamento do novo coronavírus, garantindo ferramentas para apresentar ao Governo do RS, sua contrariedade à decisão tomada pelo governador no dia 13 de junho. “Os números monitorados pela entidade indicavam cenário de estabilidade para a pandemia na cidade, inclusive com número de curados maior do que o de novos casos”, explica.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BG), Marcos Carbone, a notícia foi recebida com alívio pelos comerciantes. Segundo Carbone, a decisão do retorno é entendida pela entidade como justa, diante dos dados existentes no município. “Desde a semana passada trabalhamos com obstinação para articular a reversão dessa situação, em uma força-tarefa que uniu todas as entidades representativas de classe e felizmente, o resultado que tanto aguardávamos, veio”, complementa.

Lideranças ressaltam importância da conscientização

Apesar do retorno ao status de risco médio de contaminação, é preciso cautela nas próximas ações e conscientização da população. É o que afirma o presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio. Se por um lado, a economia ganhou fôlego com a decisão, por outro, é preciso redobrar a atenção para não ocorreu um relaxamento dos cuidados, levando a região novamente à bandeira vermelha. “Vamos abrir as portas nesta terça-feira e fazer o melhor, da segurança ao atendimento. É uma conquista da cidade. Não podemos parar. Não estamos aliviados, estamos ainda mais empenhados em seguir firmes e fortes porque precisamos garantir a sobrevivência das nossas empresas”, revela.

Para o presidente do CIC-BG, população e setores da economia local precisam andar juntas e cumprir os requisitos para que uma nova penalização não ocorra. “É nossa obrigação seguir atuando com firmeza na conscientização dos setores da indústria, comércio e serviços, além da mobilização comunitária, para a aplicação de todas as medidas protetivas e de segurança determinadas pelos órgãos de saúde”, afirma Capoani.

Segundo Carbone, o comércio de Bento Gonçalves tem o dever de continuar com seu comportamento consciente para que o município e a região não retornem para a classificação de bandeira vermelha. “Uma nova parada obrigatória poderá ter consequências drásticas para o setor e precisa, a todo custo, ser evitada”, pontua.

Prefeito Pasin alerta que mudança não é sinal de retorno à normalidade

Durante transmissão no Facebook, o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, manifestou alívio pela decisão do Governo do RS, mas alertou a comunidade de que não é momento de comemoração, fazendo menção a um possível relaxamento nos cuidados. “Eu não quero em nenhum momento que nossa cidade retorne para bandeira vermelha. Por isso, precisamos seguir cumprindo os regramentos e as normas. A bandeira laranja não é um retorno a vida normal”, destaca.

Na semana, os municípios da Serra se mobilizaram e ampliaram os números de leitos em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), fator considerado determinante para a volta à bandeira laranja. Em Bento Gonçalves foram 13 novas unidades criadas.

Com apenas dois indicadores na pior classificação (preta) e apenas um em bandeira vermelha, a região da Serra segue ainda com números altos em termos de hospitalizações decorrentes do novo coronavírus. Nos últimos sete dias foram 76 pacientes internados, quando no mesmo período anterior eram 63 casos.