Local servirá para acolher de maneira sensível as mulheres vítimas de violência

Nesta última terça-feira, 30 de novembro, a Polícia Civil inaugurou, em Bento Gonçalves, a “Sala das Margaridas”, um espaço de acolhimento para mulheres vítimas de violência, como doméstica ou outras, que buscam relatar o ocorrido. A sala foi colocada dentro da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) pelo fato do local ficar 24h aberto, estando pronto a qualquer momento para recepcionar mulheres que queiram denunciar algum delito.

A ideia é ter um ambiente mais humanizado e acolhedor, diferente do habitual, para essas pessoas que queiram se dirigir a delegacia. Além disso, com a implantação da nova sala, a privacidade é mais garantida na hora dos agentes recolherem um relato, o que traz uma segurança maior para quem denuncia algo.

A ação foi realizada em conjunto com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), que já realiza atendimentos mais cautelosos com esse público. A Sala das Margaridas é um recurso de políticas públicas realizada pela Polícia Civil para enfrentar casos de violência doméstica e familiar. Além das mulheres, crianças também poderão ser acolhidas nesse atendimento diferenciado para registros de ocorrências policiais, de medidas protetivas e ações para aplicação da Lei Maria da Penha.