O forte calor e a baixa umidade devem ser as principais marcas dessa quinta-feira, 2 de dezembro, na Serra Gaúcha e em boa parte do Rio Grande do Sul. De acordo com a meteorologia, os termômetros devem se aproximar dos 30ºC em diferentes regiões. Sem a possibilidade de chuva, em razão do afastamento das áreas de instabilidade, o dia será de tempo firme, com a presença do sol entre as nuvens.

Em Bento Gonçalves, o dia começou com a presença do sol e temperaturas agradáveis. Nas primeiras horas da manhã chegou a fazer frio, com temperatura na casa dos 13ºC. No entanto, ainda pela manhã, as marcas deverão se aproximar dos 25ºC. Já a tarde, o calor aumenta, ficando próximo dos 30ºC na Capital do Vinho.

Em algumas cidades como Pedras Altas, na região Sul do Estado, as mínimas devem fazer 8ºC e as máximas chegam aos 35ºC.

O alerta é para a baixa umidade relativa do ar, que deve ficar entre 20% e 30%, índice considerado de atenção, por oferecer riscos à saúde. A recomendação é de que as pessoas busquem hidratar-se bastante neste período.

Para a sexta-feira, 3 de dezembro, o calor deve seguir, sem a previsão de chuvas em todo o Rio Grande do Sul. As temperaturas aumentam na comparação com esta quinta-feira. Em Pinto Bandeira, as mínimas devem ficar em 7ºC logo pela manhã. Já as máximas no município vizinho não passam dos 22ºC.