Agendado para ocorrer entre os dias 29 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022, o 34º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria foi cancelado em decorrência da pandemia de covid-19. A informação foi confirmada na noite de terça-feira, 3 de agosto, através de nota oficial do CTG Porteira do Rio Grande, responsável pela organização do evento.

De acordo com a entidade tradicionalista, a realização do maior rodeio do Rio Grande do Sul ainda é considerada inviável, uma vez que o evento atrai milhares de pessoas, sendo impossível limitar ou manter o distanciamento social e seguir as regras sanitárias no Parque Nicanor Kramer da Luz, que chega a receber 30 mil pessoas acampadas, além do público que visita o local.

Previsto a ocorrer a cada dois anos, a última edição do rodeio ocorreu em 2020, pouco antes do início da pandemia de covid-19. “Impossível não haver aglomeração pois cerca de 30 mil pessoas ficam acampadas durante os dias da nossa festa, sem contar os nossos visitantes e competidores. Não podemos colocar a vida de quem nos prestigia em risco”, disse em nota, o patrão Elvio Guagnini Rossi.

A organização não informou uma nova data para a realização do rodeio. Considerado um dos maiores eventos tradicionalistas da América Latina, o Rodeio de Vacaria recebeu 350 mil pessoas na última edição, em 2020. 

Foto: Maicon Maciel / Reprodução