Os motoristas que foram abastecer em alguns postos de combustíveis de Bento Gonçalves na manhã desta terça-feira, 3 de agosto, tiveram um susto ao saber que o preço da gasolina voltou a subir. A elevação ocorre após o chamado preço de pauta sofrer alteração. Com isso, o preço nas bombas atinge os maiores níveis no ano, de acordo com levantamento da Agência Nacional de Petróleo (ANP). São quatro semanas consecutivas de aumento dos valores nos postos de combustíveis. Prestes a completar cem dias, a gestão de Joaquim Silva e Luna à frente da Petrobras optou por reduzir a frequência dos reajustes, mas a estratégia não tem sido suficiente para impedir a inflação para o consumidor.

Além disso, na semana passada, o Diário Oficial da União publicou o Ato Cotepe PMPF 27/2021, alterando os valores de todos os combustíveis. O Ato Cotepe determina os valores para base de cálculo do ICM, sendo divulgado quinzenalmente e definido de forma individual por cada estado do Brasil. Como no Rio Grande do Sul, a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) para a gasolina está em 30% e 12% para o diesel, o valor do litro acabou disparando novamente e saltando acima dos R$ 6.

Entre janeiro e julho, o preço do gás de cozinha nas refinarias já acumula alta de 38%. Seguindo a mesma trajetória, o diesel aumentou 24,58% no primeiro semestre do ano, a gasolina 25,56%  e o etanol  35,71%,  pressionando a inflação e reduzindo o poder aquisitivo da população brasileira.