A Universidade de Caxias do Sul (UCS), retornou na segunda-feira, 2 de agosto, com as aulas presenciais em seus campi. A instituição de ensino é a única da região a retomar as atividades nos espaços físicos. No entanto, o ensino remoto ainda segue ocorrendo, uma vez que as aulas presenciais são transmitidas ao vivo nas plataformas virtuais.

Para o retorno, a UCS precisou adotar medidas de segurança sanitária e cumprir os protocolos, entre eles, redução na quantidade de estudantes em sala de aula, obrigatório uso de máscara e distanciamento social. No campi de Caxias do Sul, 12 alunos dos cursos de graduação em Engenharias tiveram aula de Química Experimental com a professora Janaina Crespo, em um dos laboratórios do bloco G da Universidade.

As aulas presenciais em salas físicas estavam suspensas na UCS desde 20 de março de 2020, no início da pandemia da Covid-19. No segundo semestre de 2020 e no primeiro de 2021 ocorreram aulas presenciais em atividades práticas, em laboratórios e outros ambientes similares de aprendizagem. Agora, no segundo semestre de 2021, portanto, as aulas retornam presenciais, de modo parcial, e o modelo síncrono on-line será mantido simultaneamente.

Foto: Renata Chies