Pela segunda vez, Deisi da Costa, de 32 anos, conquistou o título de melhor Sommelier do Rio Grande do Sul, promovido pela Associação Brasileira de Sommerliers – Seccional Gaúcha (ABS-RS). O evento ocorreu no sábado, 4 de dezembro e transmitido ao vivo pelo canal da entidade no Youtube. Além de Deisi, concorriam ao prêmio, os sommeliers Felipe Guarnieri de Lima (Bento Gonçalves) e Luiz Gustavo da Silva Buske (Canela).

Radicada na Capital do Vinho há 10 anos, Deisi ressaltou a importância do título conquistado e falou também sobre a representatividade feminina dentro do mundo de sommeliers. “É muito emocionante. A parte prática foi de muita adrenalina. Agora veio a confirmação de todo este esforço, dessa trajetória que é muito longa, pois o trabalho de sommelier exige conhecimento do mundo todo. A emoção é ótima. É muito gratificante ver essa valorização do nosso Estado. Eu sonhava com isso há muito tempo, admirava as competições dos outros estados, e agora temos o concurso no Rio Grande do Sul. Mais do que nunca, fico feliz por representar as mulheres. Esse título tem um valor muito grande na minha carreira, por ser valorizada e abrir esse caminho, inspirando outras mulheres”, celebra.

Além do título de Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul, Deisi será preparada pela ABS-RS para participar do concurso de Melhor Sommelier do Brasil, que ocorre no próximo ano, e ganhará passagens e a hospedagem para a competição nacional. No total, os prêmios para a campeã alcançam um valor equivalente a mais de R$ 10 mil.

Conforme o regulamento, para participar do concurso, o profissional precisava ter, ao menos, um ano de experiência como sommelier atuando no Estado. Antes do teste prático, os selecionados realizaram um exame teórico, em novembro. No total, 12 sommeliers participaram da disputa, sendo 75% homens e 25% mulheres. Quase metade dos candidatos eram de cidades turísticas da Serra Gaúcha (Bento Gonçalves, Canela, Garibaldi e Gramado) e os demais dos três maiores municípios do Estado (Canoas, Caxias do Sul e Porto Alegre).

Foto: Augusto Tomasi