Curso é oferecido pela Escola de Artes Santo Elói, idealizada por Darci Poletto, falecido em outubro do ano passado

O legado de Darci Poletto junto ao setor cultural bento-gonçalvense continua em evidência. Isso porque, na semana passada, mais quatro alunos do curso de prateiro receberam o diploma de conclusão das atividades promovidas pela Escola de Artes Santo Elói, idealizada pelo bento-gonçalvense, falecido em outubro do ano passado. Apesar da pandemia de coronavírus, os formados precisaram se readequar à nova realidade para seguir com a formação.

De acordo com o mestre prateiro e instrutor do curso, Raul Sartor Filho, o curso alcançou notoriedade a nível nacional, uma vez que a escola já capacitou profissionais de diversos estados, inclusive, do Ceará. Nesta última turma, receberam o diploma, Fabiano Hauschild, de Carazinho, Luis Carlos Rodrigues, de Salto do Jacuí, Micael Soares Paz, de Santa Maria, e Fabio Rigoli, de Tambaú, no estado de São Paulo.

Conforme Sartor, a procura pelo ofício da prataria vem ganhando novos adeptos e, a cada ano, a procura aumenta consideravelmente, inclusive ocasionando lista de espera para matrículas.  “Tivemos alunos de várias partes do Rio Grande do Sul e de outros estados como do Ceará. Por sinal, está tendo bastante procura por interessados do Nordeste. Para o próximo ano já estamos com lista de espera. A Escola já formou mais de 50 alunos, destes cerca de 20% estão trabalhando diretamente com o ofício ou complementando a renda. Destaco que tivemos uma aluna só durante todos esses anos. Seria muito legal que mais mulheres pudessem participar do curso”, ressalta.

Para outubro de 2023, a escola já organiza a terceira edição do Encontro Internacional de Prateiros, com programação inclusa nas festividades do aniversário de Bento Gonçalves. Para mais informações sobre o Curso de Prataria, entre em contato com Raul Sartor Filho (54) 9.9942.6321 ou acesse a página Escola de Artes Santo Elói pelas redes sociais Facebook e Instagram.

Foto: Divulgação/SECULT