A escolha dos projetos prioritários da Consulta Popular 2021 já podem ser realizadas a partir desta segunda-feira, 22, por meio do site consultapopular.rs.gov.br ou do aplicativo Colab. De acordo com as regras do processo, os três projetos que alcançarem maior votação serão os beneficiados com recursos de aproximadamente R$ 1 milhão. A votação segue até 30 de novembro.

De acordo com o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Serra, cinco propostas disputam a preferência do eleitorado. Duas delas são de âmbito regional: uma para a criação da chamada Rota Turística Vales da Serra e a outra é voltada ao Arranjo Produtivo Local do Setor de Alta e Média Tecnologia. As outras três propostas são direcionadas ao âmbito municipal, com enfoque em ações de infraestrutura e atendimentos psicossociais a pessoas com deficiências e transtornos; implantação de hortas biodidáticas e composteiras; criação de um programa de incentivo para irrigação da fruticultura.

Conforme a presidente do Corede Serra, Monica Mattia, serão beneficiados apenas os municípios que tiverem maior participação no processo. O índice de participação mínima exigida é de 2% do número de eleitores de cada cidade.

Como votar

Para participar do processo é necessário possuir título de eleitor. A votação pode ser feita clicando neste link. É necessário preencher um formulário e se cadastrar na plataforma para ter direito ao voto.