O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) remarcou as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2020 (Encceja) para o dia 29 de agosto. O adiamento ocorreu em razão da pandemia do novo coronavírus. Inicialmente, as provas seriam realizadas no dia 25 de abril.

A prova é destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. Por meio de um exame, eles são avaliados em diversos quesitos, entre eles, competências, habilidades e saberes adquiridos durante o processo escolar ou extraescolar.

Em nota, o Inep afirmou que apesar da pandemia, o órgão trabalha para reduzir possíveis impactos negativos aos candidatos. “Do ponto de vista técnico-pedagógico, a postergação da data de aplicação do Encceja 2020 trará o menor impacto possível diante do estado de emergência de saúde pública de importância internacional. Assim, seguindo as recomendações já expressas por autoridades brasileiras, para a garantia da segurança de todos os envolvidos nas atividades de aplicação do exame, o Instituto entende a necessidade de adequação do calendário de aplicação das provas”, diz o documento.

As provas do Encceja 2020 serão aplicadas em mais de 1,6 milhão de participantes. Desse total, pouco mais de 301 mil serão para obtenção de certificação de ensino Fundamental e 1,3 milhão para o ensino Médio.

Conteúdos da prova

De acordo com o Inep, para os candidatos à cerificação do Fundamental, os conteúdos programáticos envolvem as disciplinas de matemática, ciências, história e geografia, língua portuguesa, língua estrangeira, artes e educação física. Já as apostilas para a certificação do ensino médio são de ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.