O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu nesta quarta-feira, 14, que pelo menos 15,5 milhões de doses da vacina da Pfizer contra a covid-19 deverão chegar entre os meses de abril, maio e junho. O anúncio foi realizado em coletiva de imprensa. Queiroga disse ainda que a meta do governo é imunizar toda a população brasileira ainda este ano. Nesta quarta-feira, o Instituto Butantan libera mais um milhão de doses ao Ministério.

Apesar do anúncio, Queiroga não apresentou um cronograma de entrega dos imunizantes. Na coletiva, o ministro falou também sobre a situação dos chamados kits de intubação que deverão ser fortalecidos em até 10 dias. “Além disso, vamos abrir um pregão internacional para adquirir esses fármacos com a intenção de reforçar ainda mais os estoques das secretarias estaduais e municipais de saúde”, disse o ministro.

A 23ª entrega de doses da vacina coronavac ocorre nesta quarta-feira, em São Paulo. Com isso, mais de 40,7 milhões de doses do imunizante já foram enviadas ao Plano Nacional de Imunizações (PNI). O total de envios corresponde a 88,4% das 46 milhões de doses previstas até 30 de abril no primeiro contrato com o Ministério da Saúde. Em março foram disponibilizadas pelo Butantan 22,7 milhões de doses. Em fevereiro, 4,85 milhões e, em janeiro, 8,7 milhões de unidades.

Foto: Ministério da Saúde / Divulgação