Novas urnas eletrônicas deverão ser compradas no ano que vem, conforme apontou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante audiência pública. De acordo com o órgão, poderão ser adquiridos até 176 mil equipamentos para as eleições de 2022, onde serão escolhidos presidente, governador, senador, deputado federal e estadual.

A previsão faz parte da primeira etapa do processo de licitação. Caso seja concretizada, esta será a segunda compra de urnas eletrônicas para o próximo pleito. No ano passado, o TSE já havia comprado 180 mil urnas, no valor unitário de R$ 4,4 mil, totalizando R$ 799 milhões. De acordo com as justificativas do edital da nova licitação, a compra adicional é necessária para substituir equipamentos adquiridos em 2009, hoje obsoletos. “Assim, nas Eleições 2022 está prevista a utilização das urnas modelos 2010, 2011, 2013, 2015, 2020 e 2022”, diz o documento.

Conforme o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, a Justiça Eleitoral ainda estuda outras alternativas mais baratas que as urnas eletrônicas para a realização do voto. “Mas, até o momento, não temos nada que nos dê segurança plena e, portanto, ainda dependemos das urnas que têm se revelado seguras ao longo dos anos”, diz Barroso.

Foto: Antonio Augusto / Ascom TSE / Divulgação