A iniciativa do deputado Guilherme Pasin recebeu apoio público da Farsul

O deputado Guilherme Pasin apresentou projeto de lei (PL) que declara a atividade agrossilvipastoril como de relevante interesse social, público e econômico no estado. Na prática, a medida auxilia para que o produtor possa, por exemplo, fazer intervenções nas Área de Preservação Permanente (APP). “Nosso objetivo é garantir também a reserva de água para uma produção mais segura e que não dependa exclusivamente das mudanças climáticas, num estado que sofre constantemente com períodos de seca”, explica o deputado, que é líder da bancada do Progressistas na Assembleia.

Quem também apoia a iniciativa é o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, que inclusive encaminhou uma carta às entidades parceiras explicando e sustentando argumentos em favor do PL. “A medida auxilia a cadeia produtiva gaúcha e tem extrema importância para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do estado, criando um ambiente favorável para as atividades produtivas, promovendo o crescimento dos setores industriais, comerciais, agrícolas e de serviços”, sublinha Gedeão.

Para o presidente da instituição – que auxiliou na construção da proposta, por meio do assessor da Presidência, Luis Fernando Cavalheiro Pires -, o programa traz ainda ganhos múltiplos para o estado. “Sendo assim, o projeto ora referido nos traz um ganho social, econômico e ambiental, tendo total e irrestrito apoio desta entidade”, conclui.

O PL, de número 248/2023, foi protocolado pelo deputado Guilherme Pasin no dia 12 de maio, na Assembleia Legislativa, e aguarda os trâmites processuais internos para ir a votação.