Ampliação do espaço aumentou a distribuição de remédios, que ocorre de forma totalmente gratuita

A Farmácia Pública, que fica ao lado da UPA 24 horas, no bairro Botafogo, passou de 40m² para 125,55m² no ano passado, triplicando de tamanho. Por conta disso, a saída de remédios também teve aumento. Estima-se que o local atenda, em média, 10 mil pacientes por mês, chegando a 120 mil atendidos por ano.

A ampliação do espaço qualificou o atendimento à população. A farmacêutica, Cristina Pasqualotto, fala a respeito. “Posso dizer que contamos hoje com uma farmácia muito equipada, com medicamentos para as mais variadas finalidades. Além disso, o próprio espaço físico está ótimo, amplo, com mais guichês, e com isso o atendimento também acaba sendo mais rápido. O nosso propósito é sempre atender a população da melhor forma possível”, explica.

A retirada de remédios é fácil, mas é necessário que o paciente tenha o receituário da rede SUS, ou a consulta ter sido por plano empresarial, IPE ou sindicatos. A farmácia possui cerca de 200 remédios à disposição na rede SUS, o que chega a quase 99% dos medicamentos, todos disponíveis e gratuitos. Os que mais tem saída são analgésicos para dor e febre, antibióticos, medicações de uso contínuo para diabetes, pressão alta e controlados para doenças como: convulsões, depressão e ansiedade. Somente no último ano foram dispensados para a população mais de 25 milhões de comprimidos e frascos.

O secretário de Saúde Gilberto Júnior, explica a importância para os moradores da cidade. “Nosso objetivo é proporcionar uma saúde de qualidade aos munícipes, e uma das formas de fazermos isso é dando o suporte necessário, e oferecendo um serviço público de qualidade. Isso tem sido feito em nossa farmácia pública, através de seus profissionais altamente qualificados”, salienta.

Everson Vislan, morador do Vinosul, comenta que o local auxilia muito quando necessário. “Ajuda bastante, e a minha família também. Os principais remédios têm”, relata.

Para Bete Zardo, moradora da Linha Zemith, os benefícios de ter um espaço como esse à disposição são inúmeros. “Facilita muito, e eles atendem a gente rapidamente. Tem muito remédio que a gente precisa e acha aqui. Acho muito importante essa farmácia, porque muitas pessoas não podem comprar e encontram os medicamentos aqui”, finaliza.

O horário de atendimento do espaço é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h. Aos sábados, das 8h às 14h.

Foto: Renata Carvalho