Na manhã desta quarta-feira, 15 de março, professores estaduais e federais se reuniram em frente à Prefeitura de Bento Gonçalves em ato contra a reforma da previdência, reforma trabalhista e em prol do pagamento integral do 13º e dos salários.

A coordenadora do Cpers de Bento salientou que a adesão ao movimento este ano está batendo o recorde. “Nunca conseguimos que mais de 20 escolas entrassem conosco na luta. É importante que todos estejam engajados, principalmente porque não estamos deixando de educar, estamos ensinando a lutar”.

 Veja na íntegra a nota oficial do governo do Estado sobre decisão de greve do Cpers:

“Sobre a informação divulgada pelo Cpers Sindicato, após ato de um grupo de sindicalistas que decidiu deflagrar greve a partir do dia 15 de março, a Secretaria da Educação torna público o seguinte posicionamento:

1 – A medida é inoportuna, visto que o ano letivo de 2017 se iniciou nesta segunda-feira (6) e a greve afetará diretamente a comunidade escolar, especialmente os mais de 900 mil estudantes.

2 – O país enfrenta uma recessão econômica sem precedentes, o que impacta diretamente o Rio Grande do Sul, que atravessa a maior crise econômica de sua história. No entanto, o Governo do Estado pagou o completivo do piso do magistério referente ao período de 2015 a 2017, impactando R$ 200 milhões/ano nos cofres públicos. Isso para que nenhum professor tivesse remuneração inferior ao piso nacional.

3 – Nos últimos meses de 2016, o Governo do Estado fez outro esforço para pagar a alteração de nível dos professores, resultando no aumento de R$ 25 milhões/ano na folha de pagamento do funcionalismo.

4 – A Secretaria da Educação confia que os nossos professores estaduais permanecerão em sala de aula, em respeito aos alunos e à comunidade escolar.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário.