Os sinais precoces da perda auditiva podem ser sutis. Você consegue ouvir as pessoas, mas nem sempre entende o que elas estão dizendo? Esse é um sintoma comum da perda auditiva. Por quê? Em 90% de todos os casos, a perda auditiva ocorre quando as delicadas células ciliares do ouvido interno estão danificadas ou não funcionam adequadamente. Isso significa que o cérebro não recebe todos os sons e frequências dos quais precisa para compreender a fala.

Normalmente, isso afeta os sons de alta freqüência. Os sons de consoantes como F, S, e X tornam-se difíceis de ser ouvidos, e as vozes femininas e infantis soam mais baixas e confusas. Imagine-se removendo todas as teclas de tonalidades altas (sons agudos) de um piano e pedindo para alguém tocar uma melodia conhecida. Mesmo com apenas seis ou sete teclas faltando, pode ser difícil reconhecer a melodia. Pessoas com perda auditiva se deparam, todos os dias, com uma variação similar da trilha sonora de suas vidas.

Necessidade de um aparelho auditivo

Devido ao fato da maioria das perdas auditivas se desenvolverem gradualmente, é comum não reconhecê-las. Gradativamente, o som dos passarinhos ou do farfalhar das folhas desaparece sem ao menos notar. Muitas pessoas não tomam ciência do problema até que ele comece a afetar o reconhecimento da fala e a comunicação.

Perda auditiva não é rara

Mais de 500 milhões de pessoas no mundo todo enfrentam algum tipo de perda auditiva. Você pode ser uma delas. Se este for seu caso, um aparelho auditivo pode lhe ajudar a recuperar a sua audição, para que possa voltar a viver a vida como antes.

Quanto mais rápido melhor

Quanto mais rápido você tomar atitudes para tratar a sua perda auditiva, mais fácil será o seu processo. A capacidade de ouvir está em nosso cérebro, quanto mais tempo ele estiver privado dos sons, mais difícil será ensiná-lo a ouvi-los novamente. O uso de aparelhos auditivos pode prevenir ou reduzir esse efeito negativo.
Obter tratamento pode aumentar, e muito, a qualidade de vida:

* Maior autoconfiança;
* Relações mais próximas com as pessoas queridas;
* Melhor atitude com relação à vida.

Portanto, se sentir alguma dificuldade de comunicação, ou já deixou de ouvir alguns sons (como pássaros no jardim, ou a voz de sua irmã ao telefone, ou o som de um gato, ou a chuva, ou a música do seu programa favorito…), procure um profissional da saúde especializado em audição para um teste. Quanto mais cedo detectar a dificuldade auditiva e tratá-la, melhor para sua qualidade vida.