Todas as funções do intelecto se tornam insuficientes quando não há coragem, amor, compaixão e empatia

Uma capricorniana que se define como perfeccionista, leal e amiga, levando seus dias com muita resiliência, empatia e, acima de tudo, sinceridade. Dentro da profissão descobriu-se como uma apaixonada pela valorização do eu feminino e com a chegada da maternidade ressignificou seu cuidado com as pacientes no dia a dia.

Bento-gonçalvense, filha de Maria da Glória Coghetto Pertile e Valeri Antônio Pertile, diz que sua família é a sua base e é o local onde temos o primeiro contato com o sentimento mais importante pro nosso desenvolvimento como ser humano: o amor. “É dentro dela também que aprendemos nossos valores morais, além de trazer a oportunidade de aprendermos a viver em sociedade. Meus pais sempre fizeram de tudo dentro da nossa realidade para que eu pudesse ter o suporte necessário durante toda minha vida. Minha mãe me transferiu o senso de justiça, a usar da verdade e transparência em tudo o que faço e a sempre conquistar minha independência como mulher. Já meu pai me ensinou muito sobre ser forte, usar da persistência diante dos percalços da vida, agir com dignidade e caráter. Juntos foram meus pilares de sustentação, sempre me encorajando e apoiando”, lembra.

Além de seus pais, outras duas pessoas foram e são importantes em sua caminhada. A primeira delas é o marido, Leonardo Martins da Costa. Ambos atuam na área de saúde e trabalhavam na mesma instituição hospitalar desde final de 2017 – ele como emergencista do SAMU e eu como contratada na área de obstetrícia – mas foi somente na metade de 2018 que realmente começaram a ter contato. “Tudo porque eu queria vender meu celular e ele queria puxar papo e acabou tendo que comprar o aparelho para iniciar uma aproximação (risos). Estava sendo resistente à medida do tempo, não queria relacionamento sério e preferia ser mais ‘independente emocionalmente’ (bem coisa de capricorniana!), mas felizmente o sagitariano persistente conseguiu adentrar às portas do meu coração e estamos juntos desde então”, conta. “E ironia do destino ou não, ele acabou sendo sempre meu pilar emocional, com sua positividade, senso de humor e resistência diante das dificuldades que enfrentamos ao longo do tempo”, complementa. A segunda pessoa que alegra ainda mais os dias, não somente de Paula, mas também de Leonardo, é a filha do casal: Helena Pertile Martins, que completou a união do casal e ajudou a transformar ambos.

Maternidade

Ela afirma que a maternidade foi uma realização e ao mesmo tempo uma transformação. “A verdade é que, pelo menos para mim, ter sido mãe acendeu dentro de mim uma chama que antes eu desconhecia. Ser mãe me transformou numa mulher muito mais forte, sábia, amorosa e vivenciar o puerpério me aproximou muito mais das minhas pacientes, pois pude perceber o quanto nós – após o nascimento dos nossos filhos – precisamos de acolhimento e de uma rede de apoio. A maternidade é uma imensa montanha-russa com diversos loopings que nos deixam de ponta cabeça, às vezes zonza e depois nos vira de volta fingindo que nada aconteceu (risos) e aí, a gente olha para o nosso lado e vê nossa maior e melhor criação e se dá conta da nossa importância para o mundo e sentimos o maior amor do mundo dentro do peito”, considera.

Um dos pontos altos é, sem dúvida, o ensinamento. Por isso, alguns valores ela julga que são primordiais para o crescimento de sua pequena. “Os filhos são muito do nosso reflexo como pessoas, apesar de todas as influências externas que eles podem sofrer. Acredito que o exemplo que damos é o mais importante para eles. Tento sempre criar na Helena uma menina educada, independente e segura de si”, realça.

Paula profissional

Paula é médica formada pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), especialista na área de Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (Porto Alegre) e pós-graduada em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia pela FATESA/ EURP em Ribeirão Preto.

Ao escolher sua carreira, ela sabia somente de uma coisa: que precisava ajudar as pessoas. As opções foram variadas: ser psicóloga, trabalhar com a área de recursos humanos, até mesmo psiquiatria. “No final dos meus 16 anos, prestei vestibular para medicina e acabei obtendo minha aprovação. Com 17 estava morando sozinha, numa cidade desconhecida e cursando faculdade. Com o evoluir da graduação, acabei desenvolvendo curiosidade e paixão pela área de ginecologia e obstetrícia. Aos 22 me formei, prestei prova para residência na área escolhida e iniciei minha especialização. Depois que finalizei a residência, fui morar numa cidade do interior onde cresci muito profissionalmente. Durante todo esse tempo – que já completou sete anos – 90% do meu trabalho foi realizado na especialidade dentro da saúde pública, onde até hoje me encontro e tenho um amor profundo. Muitas pessoas tem um preconceito sobre o que é o Sistema Único de Saúde, mas poucos entendem da importância deste serviço para a comunidade. Nele pude ter oportunidade de conhecer inúmeras mulheres admiráveis que compartilharam comigo suas histórias, medos, felicidades e sonhos. Hoje, mais madura, com desejo de iniciar um novo projeto e ampliar meus atendimentos, me senti preparada para abrir meu próprio consultório, em sociedade com meu marido – que trabalha na área de harmonização facial e corporal-, que está localizado na rua José Mário Mônaco, nº 349, sala 601, no Centro Clínico Alcides Valenti”, aponta.

Ela diz ser extremamente apaixonada pela profissão e por tudo que conquistou por meio dela, principalmente se tratando de relações pessoais. “Muitas vezes o paciente acha que aprende muito conosco, mas nós aprendemos muito mais com eles. O dom de saber escutar e observar a alma do ser humano é algo pelo qual sou fascinada e com o tempo pude desenvolver. Às vezes, tudo que uma pessoa deseja é um ouvido empático, pois quer conversar. Apenas oferecer um ouvido atento e um coração compreensivo para o seu sofrimento pode já ser um grande conforto”, revela.

Favoritos

Você tem hobbies e passatempos? Ler e passear com a família;
Felicidade: é um estado de espírito mutável, mas que está sempre presente quando trabalhamos com o que gostamos e quando estamos circundados pela família que amamos e amigos do bem;
Saúde: é reflexo do nosso equilíbrio. Aliar uma alimentação balanceada com eventuais possibilidades de comer o que queremos e o que gostamos. Associada a hábitos de vida saudável, principalmente realizando alguma atividade física que te traga satisfação;
Praia ou campo? Campo, sem dúvida;
Um ídolo: não tenho ídolos, mas pessoal e profissionalmente me espelho em diversas pessoas amigas e colegas de profissão próximos que me inspiram a me tornar melhor;
Uma paixão: minha família;
Música? Qual sua preferida? Fast Car – Tracy Chapman;
Livros?
Bem Resolvida – Cátia Damasceno;
Viagens? Com certeza Aruba. Destino que resolvi pegar as malas e ir sozinha. Precisava naquele momento de sossego e curtir momentos comigo mesma.

Imagem: Zéto Telöken