Atividade que ocorre na noite desta segunda-feira, 13 de março, terá início na Praça Centenário, junto à rua Félix da Cunha, com concentração a partir das 19h, saída às 19h30min e a celebração no Santuário, às 20h

“Pelas mãos de Santo Antônio partilhamos o pão da paz” é o lema que irá nortear a 145ª Festa em honra ao Padroeiro de Bento Gonçalves. E, neste sentido, a Paróquia Santo Antônio vai dar início ao projeto dos festejos voltado aos alunos das escolas de inspiração católica e para os catequizandos com uma procissão luminosa. A atividade, que é aberta a toda comunidade bento-gonçalvense, será realizada na noite desta segunda-feira, 13 de março, dia votivo em honra a Santo Antônio.

O evento terá início às 19h, com a concentração junto à Praça Centenário, na rua Félix da Cunha. A procissão, sob a luz de velas, tendo à frente a imagem do Padroeiro, sai às 19h30min, acessa a rua Marechal Deodoro e irá chegar ao Santuário às 20h.

No local, acontecerá a abertura oficial do projeto, além da bênção dos pãezinhos de Santo Antônio e da saúde, com a relíquia do Padroeiro. A organização é da equipe de festeiros da 145ª Festa de Santo Antônio e a mobilização é realizada pelos colégios Sagrado Coração de Jesus, Scalabriniano Medianeira e Marista Aparecida, que convidam os estudantes do 3º ao 7º ano do ensino fundamental, bem como seus pais e responsáveis. A Catequese do Centro e das Comunidades também está fortalecendo o convite à participação.

A organização do evento irá distribuir velas aos participantes durante a concentração, na Praça Centenário. A expectativa é reunir 600 pessoas na procissão luminosa. Em caso de chuva, a ação será realizada na segunda-feira, 20 de março, no mesmo horário.

Para o pároco Volmir Comparin, em 2022 uma ação foi feita nas escolas, promovendo um game, e em 2023 não poderia ser deixado passar em branco. “Esse ano fizemos um estilo diferente, onde tem mais oração. Estamos fazendo uma caminhada luminosa para dizer que também, no meio das trevas, alguma luz é importante e que Cristo é a luz do mundo”, enfatiza.

A caminhada seguirá até o Santuário Santo Antônio. “Aonde está Cristo na eucaristia, mas também onde está Santo Antônio, que com suas pregações, milagres, exemplo de vida, não deixou de ser um farol para a humanidade daquele tempo. Ele também ajuda para transpor os momentos difíceis atuais, nos coloca diante da verdade, nos faz promover a justiça e a paz, nos ensina a abençoar e partilhar o pão, bem como sermos fieis a nosso salvador Jesus Cristo”, aponta.

Ele revela que a ação visa aproximar as pessoas. “Essa caminhada é uma forma de mostrar que Santo Antônio é um modelo para nós seguirmos. Tomara que tenha muitos Santos Antônio por aí, anunciando a boa nova e promovendo a verdadeira paz entre nós. Que o padroeiro abençoe esse encontro e todas as pessoas que estão interagindo para que ele aconteça”, conclui.

O evento terá o apoio da Secretaria Municipal de Segurança e também do Departamento Municipal de Trânsito (DMT).

Foto: Felipe Padilha