Uma das maiores feiras do agronegócio internacional iniciou no dia 6 de março e teve seu encerramento na última sexta-feira, 10, no município de Não-Me-Toque. A Expodireto Cotrijal é focada em tecnologia e negócios, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento do setor como um todo.

O principal objetivo da feira é aproximar o produtor do conhecimento, das informações, da tecnologia consagrada nos órgãos de pesquisa ou nas empresas privadas, de ótimas oportunidades de negócios e também de importantes debates ligados ao meio rural. O produtor de Monte Belo do Sul, Felipe Lazzarotto Costa, foi um dos representantes da região na edição deste ano. “É a primeira vez que participei. A agroindústria que tenho com minha família é nova, foi inaugurada em novembro de 2022, após meu pai produzir cogumelos Shimeji há 20 anos e, há três, iniciarmos o cultivo do alho negro. Então, este ano, estamos começando a expor em grandes feiras”, revela.

Até então, Costa somente vendia para restaurantes, em quantidades grandes. Mas devido à superprodução dos cogumelos e a dificuldade de escoar todo o produto, teve a ideia de construir a agroindústria e desenvolver produtos derivados destes cultivos. “Criamos 13 tipos diferentes de caponata e a geleia de alho negro. Agora estamos participando de feiras como uma oportunidade de apresentar ao público essa novidade, pois o alho negro ainda é pouco conhecido”, ressalta.

De acordo com o produtor, ter um estande na Expodireto Cotrijal representa um marco para sua agroindústria familiar. “Participamos desta feira muito importante em nosso estado, com o objetivo de divulgar nossos produtos, que são iguarias pela diversidade que oferecem. Realizamos uma degustação para mostrar a diferença entre as caponatas, para que serve cada uma e quais seus acompanhamentos”, afirma.

A Expodireto Cotrijal

Realizada desde o ano 2000, a Expodireto Cotrijal atrai visitantes de mais de 70 países. São 250 mil pessoas que passam pelo parque em cinco dias, ávidas por ver o que os cerca de 500 expositores oferecem, nas áreas de máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal, produção animal, agricultura familiar, meio ambiente, pesquisa e serviços voltados ao campo.

O parque onde acontece a feira conta com 131,2 hectares de infraestrutura completa, proporcionando aos expositores oportunidades de negócios e lançamento de novos produtos e equipamentos para pequenas, médias e grandes propriedades. A entrada é gratuita.