ELEIÇÃO OU GUERRA?

Quem ainda não se deu conta do que está por vir sugiro que comece a se interessar. Uma verdadeira guerra está prestes a eclodir. Antes das eleições de 2018, houve ataques às caravanas de petistas até aqui, no Rio Grande do Sul. Não houve represálias, revides. Agora, o que se está vendo é o prenúncio de que algo grave poderá ocorrer. Em Uberlândia, uma caravana que teria Lula liderando, foi alvo de um DRONE (desses utilizados para pulverização na agricultura, com OITO hélices, caríssimo, portanto, com custo superior a 300 mil reais) que jogou FEZES sobre as pessoas que estavam no evento.

ELEIÇÕES OU GUERRA? II

Tenho visto em várias cidades imensos painéis com foto de Bolsonaro e frases como “cidade tal é Bolsonaro”, quando, obviamente, PARTE da população pode ser “bolsonarista”. Agora algumas têm mudado para “amigos de (nome da cidade) estão com Bolsonaro”. Perfeito! Não foi colocada TODA a população. Mas, em Uberlândia, ultrapassaram os limites. Colocaram painéis com desenho e foto com a frase “Em Uberlândia Bandido não é Bem Vindo” (SIC). Para parte da população de Uberlândia, Lula – caracterizado no desenho do painel – é bem-vindo, bem como em centenas de cidades do Brasil, assim como Bolsonaro. É o erro da generalização.

ELEIÇÕES OU GUERRA? III

Mas, para onde isso tudo pode ir? Estamos há pouco mais de três meses das eleições e as agressões – agora já FÍSICAS, com fezes – de parte de bolsonaristas já estão se multiplicando. Se os petistas partirem para o revide, a GUERRA estará declarada. A democracia e a liberdade de expressão (a verdadeira, legal, constitucional) estão seriamente ameaçadas. A população “normal”, equilibrada, que goza de plena estabilidade mental, social e devidamente educada, que usufrui do seu direito à CIDADANIA, está, obviamente, AMEAÇADA. O que se prenuncia não são eleições LIVRES E DEMOCRÁTICAS, mas a ocorrência de verdadeira guerra de facções político-partidárias.

O QUE FAZER?

Já é hora das chamadas “autoridades competentes” começarem a tomar medidas fortes para conter essas insanidades, pois estão prestes a alçar patamares indesejáveis para a grande parte da população. Se os petistas e bolsonaristas resolverem revidar as agressões – inclusive nas redes sociais – essa “GUERRA”, COM CERTEZA, tende a recrudescer com a proximidade das eleições. A forças armadas (exército, marinha, aeronáutica, policias civis e militares estaduais e federais) que são, constitucionalmente, APOLÍTICAS e APARTIDÁRIAS, terão que ser acionadas, imediatamente, para garantirem a segurança dos candidatos e de TODA a população, a partir de hoje, agora! Esses agressores – que são a minoria – precisam ser CONTIDOS ANTES QUE TENHAMOS eventos a lamentar.

O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS

Nesta sexta-feira, a Petrobrás que, parece, não mais tem como acionista majoritário o governo federal, anunciou MAIS AUMENTOS DA GASOLINA E DO DIESEL. A gasolina foi de “apenas” 5,18% e do diesel, “só” 14,26%. Como a Petrobrás dolarizou seus preços, atrelando-os ao “mercado mundial” no governo golpista do Temer (repito, foi o Temer que falou e eu ouvi), que nomeou Pedro Parente para a presidência da “ex-estatal” (sim, “ex”, porque o governo não manda mais nada), o resultado é esse aí: PREÇO ALICERÇADO NO MERCADO MUNDIAL, não nos CUSTOS da empresa, como acontece em TODAS as empresas. Então, VIVA A PRIVATARIA!!!! VIVA “O MERCADO”!!!

AH, MAS O ICMS VAI BAIXAR!

Sim, o Congresso Nacional decidiu aprovar lei que limita em 17% o ICMS – imposto estadual, que tem, obrigatoriamente, destinação de 25% do que é arrecadado para os municípios – incidente sobre os combustíveis. Como Bolsonaro irá sancionar essa lei, o ICMS será de 17% (leia-se 20,48%, pois ele é “por dentro”, incide sobre ele mesmo), TODOS esperam que o preço seja reduzido nas bombas. Fala sério! Alguém ACREDITA, realmente, que o preço dos combustíveis irá baixar? QUANDO foi que a REDUÇÃO DO ICMS foi NOTADA no preço dos produtos? Como de hábito, o preço terá leve redução e imediato aumento, “por causa do preço mundial”. E segue o “baile” …afinal, quem “dança” é o povão, mesmo!

POR QUE NÃO BAIXA?

Minha convicção que não baixará o preço na bomba com essa redução do ICMS porque, mesmo com a redução de 42,85%, que era até dezembro de 2021, para 33,33% em janeiro de 2022, o preço a gasolina, em maio, estava igual a dezembro. O que veremos é um impacto fortíssimo na economia dos estados e municípios e um incremento na lucratividade de privados, como sempre ocorre nesses casos.

ÚLTIMAS

Primeira: A realização da 30ª EXPOBENTO juntamente com a 17ª FENAVINHO consolidou o acerto do Centro da Indústria, Comércio e Serviços – CIC/BG – em assumir e unir os dois eventos. O número de visitantes confirma, novamente, esse acerto;

Segunda: E como este será o último final de semana da EXPOBENTO e FENAVINHO.  Visitar os pavilhões do Parque de Eventos é obrigatório. Não dá para perder;

Terceira: A Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria da Assembleia Legislativa, foi concedida ao ex-jogador do Internacional, Andrés Nicolás D’Alessandro. Eis uma honraria totalmente merecida. D’Alessandro não foi só um dos melhores jogadores do Estado;

Quarta: D’Alessandro é um cidadão que trabalha para dar a entidades assistenciais condições financeiras melhores. Suas ações sociais no Rio Grande do Sul são dignas de todas as honrarias, sem dúvidas;

Quinta: Mas ele tem um defeito: D’Alessandro não foi jogador do Grêmio. Um craque como ele deveria ter, sim, nos ter proporcionado alegrias, não só tristezas e ter vestido o manto sagrado do Grêmio;

Sexta:  Os que tiveram méritos para receber a Medalha Farroupilhadevem estar pensando se devem ounão a devolver, sabendo que muitos a receberam por questões meramente político-partidárias;

Sétima: Poucos estão acreditando nas informações do Ministério da Saúde sobre o aumento do número de infectados e mortos pela COVID. O uso de máscaras e álcool gel é raro. Esperam o quê, afinal?

Oitava: Amanhã o nosso Esportivo começa a derradeira caminhada rumo à elite o futebol gaúcho, enfrentando, às 15 h, o Santa Cruz, na Montanha dos Vinhedos. O nosso apoio é decisivo.