Você consegue!

A sul-mato-grossense Nayane Engmann Duarte Melara, nascida em Miranda, mudou-se para Bento Gonçalves quando ainda era criança. Na Capital do Vinho, cresceu e aprendeu a amar a cidade que a acolheu. Filha de Maria Nilcelene Engmann e Pedro Vera Duarte, nunca teve medo de enfrentar desafios. “Trabalho desde os 14 anos. Iniciei como estagiária, depois como menor aprendiz. Entrei na graduação em 2011, e dentro desses 8 anos de faculdade, realizei estágios em diferentes áreas, agregando experiência e conhecimento”, revela.

Com coragem, dedicação e generosidade, leva a sua vida aproveitando cada segundo. Quem divide a rotina com ela é o agora marido, Aldemir José Melara “Estamos há 12 anos juntos e 7 meses como casados. Nos conhecemos na adolescência, através do irmão dele, que era um amigo próximo a mim. Ele foi quem me incentivou, que me ajudou e ajuda em tudo. Sempre questiono ele sobre: ‘o que você acha?’ antes de realizar qualquer coisa. Devo muito a ele”, considera.

Carreira

Nayane é farmacêutica graduada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Realizou o sonho de abrir seu próprio empreendimento, no qual é sócia-proprietária. “Sempre sonhei em poder cuidar do próximo, em fazer a diferença na vida dele de alguma forma. Eu era encantada pela manipulação de formulações, porém, a experiência dos estágios e determinadas disciplinas ao longo da graduação me fizeram ver que minha vocação é estar onde estou hoje, na farmácia comunitária. Na linha de frente, orientando e informando a população”, pondera.

Ela diz ser realizada na carreira que escolheu seguir e por ser corajosa, principalmente neste período de pandemia. “Me sinto muito realizada e orgulhosa por ter tido a coragem de arriscar a abertura de uma empresa em meio de uma pandemia. Eu amo meu trabalho! Possuo um suporte dos meus amigos farmacêuticos, dos meus professores da universidade, dos meus amigos nutris, psicólogas, médicas veterinárias, educadores físicos, profissionais da dança e alguns profissionais da área médica. Sempre trabalhando em conjunto e nos auxiliando na troca de informações”, relata.

Ela diz ser apaixonada pelo contato com as pessoas e pela troca de experiências. “Quando recebo o ‘muito obrigado’ de alguém que consegui ajudar, o sorriso dos clientes que confiam em meu trabalho e me procuram, pelo meu estabelecimento. Não existem palavras que definam o quão gratificante é”, ressalta.

Favoritos

Você tem hobbies ou passatempos? Eu tenho paixão por vinho. Adoro conhecer vinícolas, degustar vinhos de diferentes localidades, conhecer lugares, apreciar a gastronomia de ambos. Eu amo jantar com meus amigos, inclusive estou morrendo de saudades!
Felicidade: meus afilhados!
Saúde: em primeiro lugar, sempre.
Praia ou campo? Praia, com toda certeza.
Um filme/ série: os emocionantes.
Uma paixão: dança do ventre
Música? Qual sua preferida? Magic – Coldplay
Livros? Eu amo vários!
Como se define: agitada, gosto de arriscar, corajosa e feliz.
Quais são seus pontos fortes? Sou muito determinada e tenho iniciativa.
O que faz você rir? As histórias das crianças com quem convivo.
Quem a inspira? Por quê? Meu esposo. Por ser tão parceiro e compreensivo em todas as situações.
Liste coisas interessantes que já fez na vida. Abri meu próprio negócio e viajei para Colômbia em 2017.
Viagens? Apaixonantes!
Sobre o futuro, quais são os seus planos? Ter uma base sólida para meu negócio, estruturar meu consultório farmacêutico, continuar com os estudos, e tenho alguns destinos em mente para conhecer quando a pandemia chegar ao fim.