Coragem, persistência e autenticidade são as palavras que melhor descrevem Monike Missiaggia Camerini. Tendo como pontos fortes a agilidade e a praticidade, essa bento-gonçalvense sempre prezou pela constância e, acima de tudo, acreditar naquilo que almejava.

Capricorniana, é filha de Mauro Missiaggia e Mara A. V. Missiaggia. “Meu pai é muito justo e honesto, caprichoso, vendedor de material hospitalar aposentado, sempre gostou de estar no meio médico e de se interessar pelo corpo humano e medicações. Minha mãe, muito ágil, prestativa, humana, é uma grande conhecedora de ervas medicinais e fitoterapia, com pensamento otimista e desbravadora”, salienta.
Divide seus dias com Marcos Gabriel Camerini, com quem está junto há mais de duas décadas. “Nos conhecemos na infância, por meio do CTG, entretanto, ainda imaturos, naquela época, não nos interessávamos. Já na adolescência, em um baile, nos reencontramos e ao olhar para ele tive a certeza que seria o amor da minha vida”, considera.

Desta relação, nasceram Vitória Missiaggia Camerini, de 18 anos, e Gabriel Missiaggia Camerini, de quatro. “Vitória, que é capricorniana como a mãe, veio de repente. Fomos pais jovens, éramos recém-casados e tive um parto de emergência. Ela sempre foi independente e dona de suas ideias, super criativa e de pensamento alto. Adora idiomas e atualmente está cursando relações internacionais. Depois de 14 anos veio o Gabriel, com quatro anos, ariano. A chegada do segundo filho foi um desafio para todos nós. Ele já nasceu grande, enérgico, forte e sorridente. Teve dificuldades para falar, seu pensamento é muito rápido nos deixando sempre atentos para saber lidar com ele e suas ideias”, pondera.

Para ela, o processo da maternidade foi bom. “Sempre soube gerenciar, e só consegui isso por estar rodeada de pessoas que me ajudaram a conciliar o lar com o trabalho. Minha mãe, várias babás que passaram por mim, secretárias do lar e equipes de trabalho. Atualmente, ser mãe é ter pensamento ágil, coordenar e dar atenção para família e trabalho, ser adaptável a mudar a rotina quando precisar e gerenciar o tempo de forma auspiciosa para dar conta do recado”, realça.

Monike comenta que repassa alguns valores primordiais para seus filhos. “Ser uma pessoa autêntica, verdadeira e humilde, com suas próprias opiniões. Sempre refletimos como foi o dia e o que podemos melhorar”, frisa.

Carreira

Monike é formada em licenciatura plena em educação física, pós-graduada em Prescrição de Exercícios Método Pilates, pós-graduada em Treinamento Funcional, pós-graduada em Medicina Tradicional Chinesa e especialização em LPF (Low Pressure Fitness). Atualmente, ministra aulas de Pilates/ Neopilates e LPF (Low Pressure Fitness) no Monike Studio Pilates e Monike Studio Pilates Botafogo e também gerencia o Monike Funcional Integrado.

Ela diz que quando estava finalizando o ensino médio, teve a certeza que queria ser profissional da área em uma feira de profissões da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Um ponto alto de sua profissão foi após sua viagem para a China. “Quando fiz a conclusão da pós em Acupuntura, pude observar que o jeito que se tratava a saúde no oriente era muito diferente do que conhecíamos. Atualmente não pratico tanto acupuntura, mas agrego todo o conhecimento que aprendi em meus atendimentos, tratando a causa e não a doença”, enfatiza.

Essa profissional se apaixona a cada dia pela sua carreira. “Descobrir como a ‘máquina’ corpo humano é complexa, e tentar conciliar corpo e mente para equilibrar nossas emoções”, pondera.