Médica Dermatologista, valoriza tempo de qualidade com as pessoas que gosta e que não suporta desonestidade e arrogância

Uma mulher que com dedicação e resiliência vive seus dias. Aquela que está sempre disposta a ajudar e que busca ser melhor a cada dia. Assim é Caroline Dalla Costa, uma mulher que ama cachorros, valoriza tempo de qualidade com as pessoas que gosta e que não suporta desonestidade e arrogância.

Bento-gonçalvense, filha de André Dalla Costa e Mara Lúcia Schmidt. Carol afirma que seus pais são seu principal ponto de apoio. “Com certeza, minha jornada até aqui só foi possível devido ao incentivo deles, tanto no quesito emocional quanto no financeiro. Para mim, a palavra família vai além dos laços de sangue; significa laços afetivos, proteção e amparo. Sou grata pela família que tenho e pelos momentos que usufruímos juntos”, revela.

Ela nasceu, viveu e cresceu na Capital Nacional do Vinho e muito caminhou para chegar onde está hoje. “Fiz toda minha formação escolar no Sagrado. Sempre fui bastante dedicada aos estudos e organizada. Gostava de ocupar os contraturnos da escola com cursos de idioma, violão e piano. Aos 17 anos, resolvi que iria me mudar para Porto Alegre para me preparar para o vestibular de medicina”, lembra.

O ingresso na graduação foi em 2012. “Quanto entrei na UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) e me graduei médica em 2017, aos 24 anos. Um fato curioso é que entre pai, irmão e tios empreendedores, fui a primeira médica da família. Foram seis anos de muitas mudanças, com momentos bons e outros desafiadores”, recorda.

Durante sua trajetória, ocorreram alguns altos e baixos. “Enfrentei um episódio de depressão no meio da faculdade que me fez buscar auxílio de uma psicóloga e de uma psiquiatra. Sou muito grata a ambas! O tratamento adequado e o apoio da família foram fundamentais e amadureci bastante nesse processo. Além disso, foi nesse período que o Luki, meu pet, entrou na minha vida! Tenho um amor imenso por ele! Com certeza, ele também me ajudou a enfrentar essa fase”, salienta.

Após a graduação, atuou por dois anos no município, realizando plantões na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e exames admissionais, enquanto se preparava para as provas de ingresso na Residência Médica de Dermatologia, que é uma das mais concorridas atualmente. “Em 2020 ingressei na residência de dermatologia da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), em Passo Fundo, onde morei três anos. Mesmo em meio a uma pandemia, fui muito feliz lá. Foi um período bem importante para o meu desenvolvimento pessoal e profissional”, enfatiza.

Mas foi em março deste ano, após uma década de estudos, que retornou à sua cidade natal, desta vez, como dermatologista e aprovada na Prova de Título da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Com isso, iniciei meus atendimentos na Clínica da Dra, Andrea Severa há dois meses. Estou muito feliz pela oportunidade de iniciar minha carreira junto a uma profissional que admiro e que é referência em nossa região. Aliás, fui muito bem recebida por toda a equipe e tenho muito orgulho em fazer parte dela. Eu e a Andrea temos princípios e valores muito parecidos e queremos oferecer um atendimento cada vez mais de excelência ao nosso paciente. É um sentimento de gratidão e alegria que tenho por poder estar na minha cidade novamente e levar um atendimento de qualidade, com ciência e respeito, à população da Serra Gaúcha”, celebra.

Caroline profissional

Ela é Médica Dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e atualmente é dermatologista na Clínica Andrea Severa. A atração pela carreira foi espontânea. “Sempre gostei de estudar. Fui me interessando mais pela área da saúde e decidi que seria médica. A escolha da especialidade ocorreu mais no final da graduação, quando pude fazer estágios na área de dermatologia e me identifiquei com a rotina e diversidade da especialidade”, conta.

Caroline afirma que é apaixonada por ajudar as pessoas. “Minha profissão me permite devolver qualidade de vida ao paciente, melhorar sua autoestima e, nos casos de diagnóstico precoce de câncer de pele por exemplo, elevar sua sobrevida”, comemora.