Foco, consistência e diferenciação. Essas são as três palavras que definem Jeferson Alves, um empresário dedicado a saúde, família e trabalho, que está sempre buscando crescer, evoluir e transbordar. É uma pessoa que dificilmente vai conversar sobre os problemas, prefere debater sobre ideias e soluções, que motiva e incentiva os outros a buscarem a sua melhor versão através do exercício físico e mudança de hábitos.

De família de origem indígena, o empresário nasceu em Nonoai, no norte do estado. Com menos de um ano, veio com sua família morar em Bento Gonçalves. Cresceu sob os cuidados da mãe, Mariliana Alves, que o criou sozinha em boa parte de sua infância e adolescência. Jeferson diz que sua mãe é sua grande inspiração e o ensinou que “não somos o que acontece com a gente, mas como reagimos a isso”, conta. Dona Mariliana esteve muito presente na vida do filho, e o instruiu sobre a importância de focar na solução e de que somos responsáveis por nossos próprios resultados. Diante desses ensinamentos, aprendeu que a vida é muito melhor quando encarada com um olhar positivo.

Mesmo morando boa parte da vida em uma casinha simples na periferia de Bento Gonçalves, tinha o sonho de que um dia sua família viveria melhor. O esporte o manteve ocupado, evitando que caísse em caminhos errados. Ele afirma que “o esporte salva milhares de vidas todos os anos. Hoje vivo da Educação Física, ajudando pessoas a serem mais ativas e com mais autoestima”, comenta.

Jeferson Alves possui uma empresa de consultoria fitness, que atende o público feminino em diversos países. Assim, ele transforma a vida destas mulheres utilizando o esporte, como aconteceu em sua própria vida. “Ajudo elas a fazerem as pazes com o espelho e reencontrarem sua autoestima”, relata.

O personal se julga otimista, enérgico e focado. Gosta de ser ele mesmo, honrando suas raízes, na busca constante por evolução. Prestes a fazer 30 anos, o leonino se considera um homem vaidoso, mas por uma questão bem particular. “Quanto melhor estamos com nós mesmos, melhor podemos oferecer algo às pessoas ao nosso redor. Por isso, o autocuidado acaba trazendo uma percepção de valor próprio e faz com que tenhamos mais energia e confiança para encarar as tarefas do dia a dia. A sua disciplina cria a sua liberdade”, reflete.

Nas horas vagas, gosta de ler, meditar e jogar futebol. Casado com Elis Bastos Alves há pouco menos de um ano, o momento preferido de Jeferson é quando ele e a esposa estão juntos com suas duas cachorrinhas, assistindo série no sofá e comendo pipoca doce. Para manter corpo e mente saudáveis, gosta de enfatizar o constante trabalho em quatro áreas: saúde espiritual, emocional, física e intelectual. Trabalhando esses quatro aspectos, é possível viver uma vida mais equilibrada, em todos os sentidos.