Idosos, acima de 70 anos e imunossuprimidos serão os primeiros a receberem mais uma vez os imunizantes

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira, 25, que a partir do dia 15 de setembro, idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos, ou seja, pessoas que tenham o sistema imunológico comprometido, poderão receber a terceira dose da vacina contra a covid-19. O anúncio foi feito pelo ministro, Marcelo Queiroga, após reunião realizada na quarta-feira.

A decisão em aplicar uma nova dose vem após especialistas do mundo todo apresentarem estudos que comprovam a queda de proteção provocada pelos imunizantes após um período. Com a terceira aplicação, a proteção consegue ser mantida e, em alguns casos, ampliada, principalmente, neste momento em que a variante Delta começa a se espalhar rapidamente pelo país. A medida já está sendo adotada nos Estados Unidos, Israel e Chile, como estratégia para evitar aumento de internações e mortes pela doença.

Conforme definido pelo Ministério, após a finalização da distribuição de imunizantes para a aplicação da primeira dose em toda a população brasileira com idade vacinável, prevista para o dia 10 de setembro, o governo deverá iniciar o envio das doses de reforço. Serão vacinados neste momento, idosos com mais de 70 anos que tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses. A vacinação seguirá em ordem do mais velho ao mais novo.

Redução do tempo para aplicação da segunda dose

Outra medida anunciada por Queiroga é a redução no prazo de vacinação entre a primeira e a segunda dose das vacinas da AstraZeneca e Pfizer. O rápido avanço da variante Delta é o principal motivo para a decisão. Agora, o prazo entre uma e outra dose cai de 12 para oito semanas.