Uma nova modalidade de golpe começou a surgir e fez com que a Receita Federal divulgasse comunicado alertando sobre a prática criminosa. Dessa vez, golpistas estão encaminhando cartas aos cidadãos, intimando os mesmos para regularizarem dados cadastrais junto ao sistema federal. No documento, há o logotipo e o nome do órgão de fiscalização, no entanto, o endereço eletrônico para realizar o procedimento é direcionado para a prática criminosa.

Assim como ocorrem com o envio de e-mails, as correspondências são falsas e não são encaminhadas pela Receita Federal. Com essa prática, os criminosos buscam extrair dados fiscais e bancários dos cidadãos.

Em nota, a Receita orienta que em caso de recebimento da carta, o cidadão ignore o documento e não acesso o documento eletrônico mencionado. “Quem precisar fazer alterações, regularizações e consultas cadastrais deve utilizar o site da Receita Federal. O serviço está disponível no  e-CAC, para acesso somente pelo próprio contribuinte ou seus procuradores legais. Lembramos que é possível acessar o e-CAC gerando um código de acesso, caso não possua certificado digital”, alerta o órgão.

Confira a carta que está sendo enviada por criminosos