Pelo menos mil testes rápidos adquiridos pela prefeitura de Bento Gonçalves chegaram nesta sexta-feira, 24. O material visa diagnosticar pacientes que apresentarem sintomas leves de síndrome gripal e que necessitam cumprir a quarentena em isolamento social. No total, foram comprados dois mil testes. Cada lote custou aproximadamente R$ 125 mil. Parte do recurso total aplicado é oriundo do repasse de R$ 127 mil da Vara de Execuções Criminais de Bento Gonçalves, provenientes de aplicação de penalidades de prestação pecuniária, suspensão condicional ou transação penal, encaminhados ainda no mês de março.

O material, comprado de laboratórios da China e Coréia do Sul servirá para ampliar a testagem da população. Conforme a prefeitura, com números concretos, será possível ampliar o trabalho e adotar novas medidas de prevenção contra o novo coronavírus. Atualmente, o município registra 37 casos.

Na semana passada, o município recebeu 260 testes de um lote encaminhado pelo Ministério da Saúde. O número é considerado insuficientes para os estudos. Atualmente, são aplicados 30 testes por dia em pacientes que estão internados e apresentam sintomas semelhantes aos da covid-19.

Foto: Divulgação/SES