O índice de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Tacchini alcançou a marca de 102% de ocupação, conforme apontam dados do sistema da Secretaria Estadual da Saúde (SES), divulgados no início desta quarta-feira, 3 de março. Desse total, 71,7% dos casos de internação grave na casa de saúde são por conta de infecções decorrentes do coronavírus. Até o fechamento dessa matéria eram 17 pessoas internadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 29 pelo plano de saúde.

De acordo com as informações, do total de internados em UTIs, 33 estão com a confirmação para a covid-19, um paciente ainda segue aguardando resultado de exames e outros 12 estão na ala intensiva por outras doenças.

A SES afirmou ainda que atualmente o número de leitos de UTI no estado já foi superado pelo de internações. São 2.843 pessoas para 2.839 unidades, gerando 100,1% de ocupação em todo o Rio Grande do Sul. São 1.793 pessoas internadas no RS com diagnóstico positivo para o novo coronavírus, 209 aguardando resultado de exames e 841 com outras doenças.

Leitos clínicos chegam a 84,5% de ocupação no Tacchini

A situação segue em alerta também para os chamados leitos clínicos covid-19, destinados a pessoas que precisam de suporte médico, porém, sem a mesma gravidade de uma UTI. Na semana passada, o Tacchini ampliou o espaço, chegando a 58 unidades. Nesta quarta-feira, 3 de março, 49 já estavam ocupado, registrando índice de 84,5%.

Na terça-feira, 2 de março, o Governo do RS autorizou a ampliação destes leitos em todo os hospitais gaúchos. A estimativa da SES é de que com a mudança, o Estado chegue a 11 mil leitos clínicos. Desse total, 50% deverão ser destinados para tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Segundo levantamento da SES, atualmente, há 6,4 mil leitos clínicos em toda a rede hospitalar do gaúcha.

Foto: Hospital Tacchini / Reprodução