Com aumento no índice de ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e na número de mortos por complicações da covid-19, o Governo do Rio Grande do Sul definiu durante reunião realizada no final desta terça-feira, 2 de março, a ampliação de leitos clínicos, além do lançamento de um cadastro para profissionais da saúde no combate à pandemia.

A intenção da Secretaria Estadual da Saúde é que as ampliações sejam realizadas imediatamente em hospitais de todo o Rio Grande do Sul. A decisão ocorreu após aumento de internações em leitos clínicos covid-19. A reunião desta terça-feira tratou ainda que casas de saúde ofertem, no mínimo, 50% dos seus leitos clínicos para tratar pacientes infectados pelo novo coronavírus. A estimativa do governo é de que o número de espaços chegue a 11 mil. Atualmente, há 6,4 mil disponíveis, conforme a SES.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann disse ainda que o governo estuda novas maneiras para ampliar o número de leitos de UTI. “Ainda vamos continuar abrindo mais leitos de UTI, mas o Estado passou de 933 leitos, no início da pandemia, para 2.129, um aumento de 131%. O governo do Estado fez seu papel e mais do que dobrou a capacidade da rede de UTI SUS, e agora espera-se uma maior participação do setor privado e de seus conveniados no atendimento de seus pacientes”, explica.

Outras duas estratégias envolvem a reativação do cadastro de voluntários, que reúne pessoas interessadas na missão de salvar vidas, e o lançamento de um cadastro para contratar fisioterapeutas, médicos, psicólogos e outros profissionais da saúde. “Mesmo com todas essas ações, a velocidade de transmissão do vírus é muito alta, porque esse vírus parece ser diferente, é quase uma outra pandemia. Precisamos da colaboração das pessoas para que os contágios deixem de acontecer. Se puder, fique em casa”, alerta Arita.

Clique aqui para acessar o cadastro de voluntários.

Clique aqui para acessar cadastro para recrutamento de profissionais da saúde.

Foto: Reprodução