O acervo físico possui 31.038 títulos físicos e mais de 30 mil e-books

A leitura desperta a imaginação e pode nos levar a qualquer lugar. Parte dos bento-gonçalvenses compreenderam isso ao se associarem à Biblioteca Pública Castro Alves. Ao todo, são 11 mil pessoas inscritas.

Antes da pandemia, a quantidade de usuários ativos era cerca de um mil. “Com o cenário pandêmico, as matrículas venceram e não foram renovadas, ocasionando redução de 50% do público. Assim sendo, o total de usuários em 2021, é de 540”, afirma a bibliotecária, Paula Porto.

O acervo físico da Biblioteca possui 31.038 obras literárias, segundo Paula. “Além disso, também contamos com a Biblioteca Digital, que, por sua vez, também possui mais de 30 mil títulos em formato e-book”, ressalta.
Os livros são das mais variadas áreas e buscam atender a todos os tipos de leitores. “Ficção, autoajuda, romance, espírita, suspense, terror, poesia, literatura brasileira e estrangeira, entre outros. Além dos livros, a Biblioteca também possui outros formatos de leitura em seu acervo”, esclarece.

E-book ou livro físico?

De acordo com a bibliotecária, as pessoas ainda estão resistentes em aderir aos livros virtuais. Apesar de terem lançado, em 2020, a primeira biblioteca digital do estado por meio da plataforma Árvore de Livros, o total de usuários ainda é um pouco mais de 200, enquanto o número de pessoas que retira livros físicos soma quase cinco vezes mais. “Ressaltamos que o cadastro na Biblioteca Digital é muito simples: basta enviar um documento com foto e um comprovante de residência para o e-mail [email protected] solicitando o acesso. O login será liberado em até um dia útil”, explica.

Outros formatos

  • Gibis: 592
  • CDs: 260
  • DVDs: 96
  • Periódicos (Jornais): 5

Salas de estudo

Além de ser um espaço de imersão ao conhecimento e ao imaginário, a Biblioteca Pública possui três salas para estudos. “Esses espaços possuem mesa para livre utilização, boa circulação de ar e wi-fi gratuita”, garante Paula.

E-books

Agora você pode ler onde quer que esteja!

Para fazer parte da Biblioteca Digital é muito simples.
Envie um e-mail para [email protected] com a solicitação de acesso à plataforma e anexe o documento de identidade com foto e um comprovante de residência.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo do telefone (54) 3452-5344.