Projeto do prefeito, Diogo Siqueira, prevê abertura de crédito especial de R$ 1 milhão para agilizar processo de imunização da população contra a Covid-19

Os vereadores de Bento vão analisar e votar, em sessão extraordinária convocada para as 15h de amanhã, 4 de março, o projeto de Lei protocolado no começo da semana pelo Executivo propondo a abertura de crédito especial de R$ 1 milhão. O dinheiro se destina à aquisição de vacinas contra o coronavirus, pela Prefeitura, com a finalidade de agilizar a imunização da população e frear os números de pessoas com a Covid-19 no município.

Na semana passada, depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) emitiu parecer favorável à compra de imunizantes pelos estados e municípios, o prefeito de Bento, Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB), se reuniu virtualmente com os vereadores para debater a possibilidade de a Prefeitura realizar a compra direta de vacinas para imunizar a população contra o coronavírus. Ainda na segunda-feira, o prefeito se reuniu com representantes de setores produtivos de Bento para avaliar o avanço da Covid-19 e as regras para bandeira preta.

Na Câmara, o presidente, vereador Rafael Pasqualotto (PP), disse que “a compra de vacinas para combater o coronavírus tem atenção total e absoluta do Poder Legislativo. Estamos seguindo os trâmites internos e em ritmo de urgência a matéria será votada nesta quinta. Em um momento difícil como o que estamos passando, o caminho é a imunização de nossa gente para vislumbrar uma retomada das atividades com segurança”, afirmou. Não foi comentado sobre qual fabricante seria o fornecedor das vacinas a serem compradas pela Prefeitura.

Estiveram presentes o presidente do CIC-BG, Rogério Capoani; CDL, Joel Rasera; Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio; SEC-BG, Orildes Loticci; Comtur, Marcos Giordani; e Segh, Márcia Ferronato, além do procurador-geral do Município, Sidgrei Machado Sapassini

Entidades se mobilizam contra o coronavírus

O prefeito Diogo Siqueira esteve reunido na segunda-feira, 1º de março, com representantes de entidades que congregam os setores produtivos de Bento Gonçalves para tratar questões relacionadas à Covid-19 e ao decreto de bandeira preta para todo o Rio Grande do Sul, a contar de sábado, 27 de fevereiro, pelo governador do estado, Eduardo Leite. Na ocasião, a secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, relatou a situação de avanço dos números da doença na cidade, com aumento de atendimentos no ambulatório fast track e a iminência do esgotamento da capacidade de atendimento do sistema de saúde. Tatiane deu ênfase ao fato de que, somente em 2020, o número de leitos de UTI’s foi ampliado de 20 para 45.

Em suas manifestações, os empresários destacaram a preocupação com o fechamento de setores importantes para a movimentação da economia no município, como comércio, restaurantes, hotéis e escolas, e solicitaram o retorno da cogestão como forma de flexibilizar as atividades nestas áreas, evitando perdas financeiras. “Estamos aqui para trabalhar junto com o poder público na busca de soluções, e de ações conjuntas para divulgar as formas de prevenção, vacina, que realmente irão auxiliar a saída desse momento”, destaca o presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Rogério Capoani.

Já a representante do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh), Márcia Ferronato, ressaltou que “o momento não é de buscar culpados, mas de trabalhar unificados nas ações para que os setores permaneçam funcionando com todas as regras de prevenção”, disse.