Segunda fase foi deflagrada nesta quarta-feira, 3 de março, em diversas cidades da região

A segunda fase da Operação Teiniaguá, coordenada pela Polícia Federal foi deflagrada nesta quarta-feira, 3 de março, na Serra Gaúcha. Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e o bloqueio de mais de 20 contas bancárias pertencentes a pessoas físicas e jurídicas, que eram utilizadas para movimentação financeira, decorrente do tráfico de drogas.

A primeira fase da operação ocorreu em dezembro do ano passado, quando a Polícia Federal apurou que o grupo investigado foi responsável por movimentar mais de uma tonelada e meia de cocaína em um período de seis meses. Naquele ato, 22 pessoas foram presas, além do sequestro de mais de R$ 2,3 milhões em imóveis, bens móveis e ativos financeiros de origem ilícita. Bento Gonçalves, Farroupilha e Caxias do Sul estavam no alvo da operação Teiniaguá. 

Segundo a PF, a droga vinha do Paraguai e entrava no Brasil pelo município de Ponta Porã, no Mato Grosso. Após, um grupo realizava o transporte para a Serra Gaúcha, onde era preparada a cocaína para comercialização.

Nesta quarta-feira, a Justiça autorizou o pedido da PF para a transferência de quatro integrantes da organização criminosa, que já estava presos. A ação visa a desarticulação do grupo, por meio do isolamento de suas lideranças.

Os investigados nesta segunda fase responderão pela prática dos crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, com penas previstas que podem chegar a mais de 40 anos de reclusão.

Foto: Polícia Federal / Reprodução