Sempre haverá uma estrela no caminho de quem procura. Importa procurar
(Frase que minha avó Olga escreveu para mim e que tenho tatuada)

Uma jovem que se define como determinada, alegre e responsável. Uma mulher que leva um sorriso no rosto, repleto de simplicidade e carisma, que se coloca no lugar do outro e que sempre busca ver o lado bom das coisas. Assim é a Dama de Honra da 17ª Fenavinho, Letícia Mara Beliski.

Foi Bento Gonçalves que atraiu os olhares desta catarinense e é seu lar há quatro anos. Filha de Maroa Puhl e Gerson Luis Beliski, Leti é a mais velha de três irmãos. Para ela, família é essência, amor e união. Por ser desta forma e ter tido o apoio dos familiares, desde pequena aprendeu a ter responsabilidades e correr atrás daquilo que almejava. “Minha família é muito unida, compartilhamos todas as novidades e nos apoiamos. Tenho muito orgulho dela e consciência de que sou privilegiada por estar ao lado de pessoas que me incentivam, me aconselham e, principalmente, que pregam valores do bem e tem princípios. Meus pais são jovens e tenho dois irmãos mais novos, o Luís Henrique e o Lucas. Como irmã mais velha, acabava servindo de exemplo e isso me fez crescer rapidamente. Tive responsabilidades cedo, aprendi a me virar e ir atrás do que eu queria. Na época, não entendia por que meus pais tomavam certas atitudes mas hoje vejo que eles estavam certos e que minha essência foi moldada com princípios de união, responsabilidade e amor”, revela.

Por isso, ela é muito ligada à família desde sempre. Além de seus pais e seus irmãos, os avós também tiveram papel fundamental no decorrer da sua trajetória. “Tive uma ligação especial com minha avó Olga, que já faleceu, mas que era como mãe pra mim. Vivíamos juntas e até hoje as pessoas falam que eu sou a cópia dela. No dia da escolha da corte (23/04) era aniversário dela e sei que ela me iluminou lá de cima. Além disso, meus avós Zeferino, Lourdes e Lindolfo são pessoas incríveis, que batalharam muito, que me ensinaram valores, princípios e que são exemplos de vida”, revela.

Caminhada educacional e profissional

Cursou o ensino fundamental em Itá e na adolescência fez o ensino médio integrado ao técnico em alimentos no Instituto Federal Catarinense. Finalizando essa etapa, era hora de ingressar nas cadeiras da faculdade. “Passei na Universidade Federal de Santa Catarina e fui para Araranguá cursar Engenheira de Energia. Na universidade fiz de tudo um pouco, desde projetos até participação na empresa júnior Foi lá que aprendi o que é resiliência e que relacionamentos e networking são sim oportunidades que temos que cultivar. Foi lá também que conheci o Felipe, meu namorado. Ele é uma pessoa incrível, inteligente, de bom coração e que veio na minha vida para somar”, enfatiza.

Logo após formada, os caminhos profissionais a levaram para Florianópolis e, posteriormente, para Bento Gonçalves. “Atuo na Comerc Energia, onde exerço o cargo de Executiva de Relacionamento com Clientes, e foi aí que encontrei meu caminho profissional. Adoro fazer meu trabalho e vejo que a empresa dá oportunidade de crescimento”, considera.

A corte da Fenavinho

Há pouco mais de um mês, o nome de Letícia foi anunciado, junto à outras duas meninas, como sendo da nova corte da Fenavinho, após um longo processo de seleção, onde 18 mulheres estavam no páreo. Conforme Letícia, destes momentos prévios à escolha das soberanas ficam o orgulho e o aprendizado obtido ao longo dos dias. Sobre o momento da escolha, ela tem absoluta certeza que será inesquecível. “Ainda me arrepio quando lembro do dia. As meninas eram incríveis e pensei que não fosse conseguir. Quando ouvi meu nome, foi um misto de emoções: minha família torcendo, vi amigos vibrando pela conquista, queria aproveitar cada segundo daquele momento e ao mesmo tempo parecia mentira. Estava vivendo um sonho. Gosto muito de acompanhar concursos e me imaginava competindo, mas nunca havia tido coragem para tentar. Então, ao estar ali, vivendo aquele sonho pensei: caramba, não é que deu certo?! (risos). Sou muito grata por estar tendo essa oportunidade, por me permitir viver esse sonho e me sinto feliz em ver minha família orgulhosa”, celebra.

Para ela, os momentos vivenciados desde aquele dia estão sendo especiais. Fazer parte da corte da 17ª Fevavinho é uma honra e responsabilidade, conforme Letícia. “A Fenavinho representa pra mim a força e a união do povo de Bento Gonçalves e ter a oportunidade de representar a cidade está sendo uma honra. Estamos tendo oportunidades únicas de conhecer pessoas e outros locais. Além disso, o carinho que estamos recebendo da cidade é enorme. As pessoas nos param na rua e são muito gentis. Sinto que é o resgate da memória afetiva de festas anteriores. A Fenavinho é a manutenção da história da cidade e da imigração italiana, de um povo trabalhador”, ressalta.

Leti por Leti

Um ídolo: Robert Stephenson Smyth Banden-Powell (BP), fundador do escotismo. O escotismo agregou muito para minha vida pois ele prega conceitos como: trabalho em equipe, liderança, lealdade, coragem, responsabilidade.

Um filme/ série: sempre que não sei o que assistir, termino vendo o Diabo Veste Prada. Esse filme me lembra que temos que lutar pelos nossos sonhos e objetivos, mas que nem sempre abrir mão de tudo é o melhor a se fazer.

Uma paixão: O Foster, meu cachorro. Adotei ele em outubro de 2020 e foi amor à primeira vista.